Módulo 4 - Exemplos de Educação Parental

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02019777
Área Científica
Ciências Sociais e do Comportamento
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
0.8
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem é apoiado em dois tipos de estratégias:

  1. Leitura de textos sobre os diversos tipos de intervenção apresentados;
  2. Análise de uma sessão de Educação Parental para preenchimento de uma grelha de identificação dos Top 10 da Parentalidade Positiva e das Regras de Ouro do educador parental.

Como atividade final, de síntese, é solicitado que o estudante elabore um parecer com Recomendações para a implementação de uma resposta de educação parental num serviço ao nível local.

 

Durante todo o tempo do módulo, os estudantes têm a possibilidade de colocar questões/duvidas aos docentes bem como de receber feedback sobre as atividades que vão realizando.

 

A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a. e b., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.

Resultados de Aprendizagem

        Com este módulo pretende-se que o estudante:

  1. Contacte com diferentes programas/intervenções de Educação Parental, construídos para responder a diferentes necessidades/grupos etários

      2.    Compreenda como, num programa/intervenção, se articulam os Top 10 da

             Educação Parental e as Regras de Ouro do educador parental

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Intervenções de Educação Parental para pais com filhos bebés
  2. Intervenções de Educação Parental para pais com filhos pequenos
  3. Intervenções de Educação Parental para pais com filhos em idade escolar
  4. Intervenções de Educação Parental para pais com filhos adolescentes

Docente(s) responsável(eis)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a. e b., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.: 100.0%

Bibliografia

São construídos textos de apoio específicos, disponibilizados aquando da abertura do curso.