Módulo 3 - Regras de Ouro da Educação e do Educador Parental
1
2019-2020
02019766
Ciências Sociais e do Comportamento
Português
E-learning
0.8
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O processo de ensino aprendizagem é apoiado em quatro tipos de estratégias:
- Leitura de textos e identificação das forças, oportunidades e dificuldades da co-construção da intervenção de educação parental, quer do ponto de vista das figuras parentais que do educador parental;
- Elaboração de um anúncio para recrutamento de um educador parental, com explicitação dos requisitos que os candidatos devem possuir;
- Elaboração da grelha de entrevista para seleção desse educador (cada entrevista deve ter a duração máxima de 30m). A entrevista deve permitir avaliar as competências dos candidatos relativamente às regras de ouro do educador parental, pelo que devem ser identificados: i) os tópicos da entrevista; ii) as partes e as questões a colocar; iii) a pontuação (numa escala de 0-20 valores) a atribuir a cada parte/questão, distinguindo 3 níveis de resposta (competência inexistente ou insuficiente, competência emergente; domínio claro da competência); iv) o tipo de respostas a obter em cada um dos 3 níveis anteriores e para cada parte/questão
Durante todo o tempo do módulo, os estudantes têm a possibilidade de colocar questões/duvidas aos docentes bem como de receber feedback sobre as atividades que vão realizando.
A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a., b. e c., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.
Resultados de Aprendizagem
Com este módulo pretende-se que o estudante:
1. Seja capaz de definir Educação Parental e seja capaz de a distinguir de outras respostas de intervenção parental
2. Entender a Educação Parental como uma resposta às necessidades dos pais, respeitando as suas características e especificidades, assim como os seus objetivos
3. Apropriar-se da centralidade da noção de co-construção da intervenção com as figuras parentais durante o processo de implementação de respostas de Educação Parental
4. Reconhecer que a construção de co-parcerias é um dos elementos centrais para a eficácia das respostas de Educação Parental
5. Conhecer e saber justificar estratégias de retenção e implicação das figuras parentais nas intervenções de Educação Parental.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Educação Parental: definição e tipologias de intervenções de educação parental; indicações e contra-indicações para este tipo de intervenção
- A importância da co-construção do percurso realizado em cada intervenção
- Importância da formação de parcerias para a concretização da intervenção de Educação Parental: suas implicações para as respostas comunitárias dadas às famílias envolvidas.
4. Estratégias de retenção de famílias nas intervenções de Educação Parental: tipo de estratégias e suas finalidades
Docente(s) responsável(eis)
Madalena Moutinho Alarcão Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a., b. e c., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.: 100.0%
Bibliografia
São construídos textos de apoio específicos, disponibilizados aquando da abertura do curso.