Módulo 3 - Regras de Ouro da Educação e do Educador Parental

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02019766
Área Científica
Ciências Sociais e do Comportamento
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
0.8
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem é apoiado em quatro tipos de estratégias:

 

  1. Leitura de textos e identificação das forças, oportunidades e dificuldades da co-construção da intervenção de educação parental, quer do ponto de vista das figuras parentais que do educador parental;
  2. Elaboração de um anúncio para recrutamento de um educador parental, com explicitação dos requisitos que os candidatos devem possuir;
  3. Elaboração da grelha de entrevista para seleção desse educador (cada entrevista deve ter a duração máxima de 30m). A entrevista deve permitir avaliar as competências dos candidatos relativamente às regras de ouro do educador parental, pelo que devem ser identificados: i) os tópicos da entrevista; ii) as partes e as questões  a colocar; iii) a pontuação (numa escala de 0-20 valores) a atribuir a cada parte/questão, distinguindo 3 níveis de resposta (competência inexistente ou insuficiente, competência emergente; domínio claro da competência); iv) o tipo de respostas a obter em cada um dos 3 níveis anteriores e para cada parte/questão

 

Durante todo o tempo do módulo, os estudantes têm a possibilidade de colocar questões/duvidas aos docentes bem como de receber feedback sobre as atividades que vão realizando.

 

A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a., b. e c., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.

 

Resultados de Aprendizagem

Com este módulo pretende-se que o estudante:

1. Seja capaz de definir Educação Parental e seja capaz de a distinguir de outras respostas de intervenção parental

2. Entender a Educação Parental como uma resposta às necessidades dos pais, respeitando as suas características e especificidades, assim como os seus objetivos

3. Apropriar-se da centralidade da noção de co-construção da intervenção com as figuras parentais durante o processo de implementação de respostas de Educação Parental

4. Reconhecer que a construção de co-parcerias é um dos elementos centrais para a eficácia das respostas de Educação Parental

5. Conhecer e saber justificar estratégias de retenção e implicação das figuras parentais nas intervenções de Educação Parental.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Educação Parental: definição e tipologias de intervenções de educação parental; indicações e contra-indicações para este tipo de intervenção
  2. A importância da co-construção do percurso realizado em cada intervenção
  3. Importância da formação de parcerias para a concretização da intervenção de Educação Parental: suas implicações para as respostas comunitárias dadas às famílias envolvidas.

      4.   Estratégias de retenção de famílias nas intervenções de Educação Parental: tipo de estratégias e suas finalidades

Docente(s) responsável(eis)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a., b. e c., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.: 100.0%

Bibliografia

São construídos textos de apoio específicos, disponibilizados aquando da abertura do curso.