Módulo 2 - Os Top 10 da Parentalidade Positiva

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02019755
Área Científica
Ciências Sociais e do Comportamento
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
0.7
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O processo de ensino aprendizagem é apoiado em quatro tipos de estratégias:
a. leitura e análise de 10 textos de apoio, com identificação, justificada, dos aspetos mais  surpreendentes ou de informação a acrescentar aos mesmos
b. observação de uma interação educador parental-criança e preenchimento de uma grelha, disponibilizada, para identificação dos Top 10 da parentalidade positiva
c. reflexão conjunta (p.e., em fórum ou CHAT) sobre comportamentos de parentalidade positiva
d. construção de material que, ao ser disponibilizado a famílias, permita compreender as competências que os educadores parentais devem ter para exercerem uma parentalidade positiva.
Durante todo o tempo do módulo, os estudantes têm a possibilidade de colocar questões/duvidas aos docentes bem como de receber feedback sobre as atividades que vão realizando.

A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a.,b. e d., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final

Resultados de Aprendizagem

Com este módulo pretende-se que o estudante:
1. Seja capaz de identificar e discutir as dimensões da parentalidade positiva
2. Compreenda a relação entre crenças/cognições, emoções e comportamentos parentais
3. Seja capaz de, numa interação concreta entre educadores parentais e criança(s), identificar, através de observação, algumas das competências Top 10, justificando

Estágio(s)

Não

Programa

Os Top 10 para uma parentalidade positiva:
1. Manifestar atenção e afeto positivos
2. Garantir os cuidados básicos, de segurança e de saúde
3. Promover o desenvolvimento: estimular e encorajar
4. Ser capaz de uma definição clara de regras e limites
5. Ser capaz de aplicar consequências adequadas ao incumprimento das regras
6. Ser capaz de supervisionar
7. Comunicar positivamente e usar mensagens na primeira pessoa
8. Ser capaz de modelar resolução de problemas
9. Ser coerente entre o que se diz e o que se faz
10. Ser capaz de defender os direitos da criança e comunicar de forma positiva com outros sistemas

Docente(s) responsável(eis)

Madalena Moutinho Alarcão Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a.,b. e d., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.: 100.0%

Bibliografia

São construídos textos de apoio específicos, disponibilizados aquando da abertura do curso.