Módulo 1 - Parentalidade Positiva e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
1
2019-2020
02019740
Ciências Sociais e do Comportamento
Português
E-learning
0.4
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O processo de ensino aprendizagem é apoiado em dois tipos de estratégias:
- leitura e análise de 3 textos de apoio, mediante a identificação e justificação de palavras chave para cada um deles
- criação de um objeto simbólico (p.e., imagem) sobre importância do exercício da parentalidade positiva, que possa ser facilmente compreendida pelos educadores parentais.
Durante todo o tempo do módulo, os estudantes têm a possibilidade de colocar questões/duvidas aos docentes bem como de receber feedback sobre as atividades que vão realizando.
A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a. e b., contribuindo ambas na mesma proporção para a nota final.
Resultados de Aprendizagem
Com este módulo pretende-se que o estudante:
1. Se aproprie da conceção ecossistémica do desenvolvimento da criança e do adolescente, compreendendo que a “parentalidade” é uma das múltiplas variáveis em interação
2. Compreenda que a parentalidade positiva promove o desenvolvimento positivo e equacionar as implicações da parentalidade negativa
3. Seja capaz de enquadrar politicamente o suporte ao desenvolvimento da parentalidade positiva
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Parentalidade Positiva: conceitos e enquadramento sociopolítico da temática
2. Práticas parentais positivas e implicações no desenvolvimento da criança e adolescente
3. Parentalidade negativa e riscos para as trajetórias de desenvolvimento da criança e do adolescente.
Docente(s) responsável(eis)
Madalena Moutinho Alarcão Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é feita (escala 0-20 valores) a partir da concretização das atividades referidas em a. e b., contribuindo ambas na mesma proporção. para a nota final.: 100.0%
Bibliografia
São construídos textos de apoio específicos, disponibilizados aquando da abertura do curso