Determinantes Sociais e Culturais

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02019644
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem exposição teórica sobre os conteúdos temáticos, com incentivo à participação e discussão dos alunos. Serão utilizados slides, vídeos e/ou outro material pedagógico considerado apropriado aos objetivos da Unidade Curricular.

Resultados de Aprendizagem

Identificação de relações entre epidemiologia e antropologia médica. Compreensão de elementos históricos e conceptuais em epidemiologia social. Reconhecimento das relações entre redes sociais de apoio, coesão social, capital social e saúde. Valorização da desigualdade social enquanto causa fundamental das doenças. Consideração de fatores culturais na investigação epidemiológica.

- Compreender os conceitos de saúde e da doença, bem como a sua distribuição e evolução temporal e espacial.
- Avaliar a importância das desigualdades sociais para o binómio saúde-doença.
- Compreender e dominar algumas teorias e conceitos básicos na área da sociologia da saúde e da doença.
- Providenciar uma visão geral sobre a complexidade das relações entre saúde, medicina e sociedade, enquanto fenómenos sociais.
- Sensibilizar para a importância da adoção de uma perspetiva interdisciplinar na análise e compreensão destes fenómenos.

Felicidade e Bem-estar Subjetivo (Manuel Quartilho)
Os objetivos consistem numa tentativa de delimitação dos conceitos de felicidade e de bem-estar subjetivo, à luz da história, das sociedades e das culturas. Visam discutir argumentos a favor e contra a felicidade, com contributos da filosofia, da economia e da psicologia positiva. Valorizam as relações entre cultura e bem-estar subjetivo, as diferenças culturais na definição do bem-estar e as relações entre fatores sociais estruturais e o bem-estar das populações, segundo dados transnacionais. As competências desenvolvidas deverão facultar a exploração e investigação de fatores sociais e culturais, enquanto determinantes da felicidade e do bem-estar, a nível individual e coletivo.


Sociedades Saudáveis (Manuel Quartilho)
Os objetivos consistem na apreensão de conceitos relacionados com os determinantes sociais da saúde e, em particular, da saúde mental, à escala global. Salientam a importância do stress e das experiências de adversidade precoce. Valorizam as condições psicossociais da atividade laboral. Abrangem uma discussão dos conceitos de coesão social e capital social. Sublinham o impacto da pobreza, da exclusão e da desigualdade sociais. Contemplam aspetos relacionados com os custos sociais da desigualdade, influenciando as relações sociais, a saúde mental das populações, a esperança média de vida, as possibilidades de educação ao longo da vida, os comportamentos de violência, etc., etc., em diferentes sociedades. Com estes objetivos, o estudante deverá reunir competências para explorar criticamente e investigar as configurações e o impacto da desigualdade, nos diferentes contextos sociais, interpessoais e culturais.

Estágio(s)

Não

Programa

Epidemiologia Social e Cultural (Alte da Veiga)
1. Epidemiologia Social. Aspetos históricos e conceptuais. Integração social, redes sociais, apoio social e saúde. Coesão social, capital social e saúde. Discriminação social, desigualdade social e saúde. O impacto do desemprego e da reforma no estado de saúde.
2. Epidemiologia Cultural. Aspetos teóricos e conceptuais de uma disciplina emergente. Objetivos. Métodos: a abordagem EMIC como modelo de integração de dimensões quantitativas e qualitativas

Sociologia da Saúde e da Doença I (Vítor Rodrigues)
Conceito de Sociologia Médica e de Sociologia da Saúde e da Doença
Conceitos de saúde e de doença, sua evolução temporal e espacial. O modelo biomédico. Apresentação, sucessos, críticas e desafios.
Crenças e comportamentos de saúde – modelos teóricos.
Saúde e iniquidades sociais

Sociologia da Saúde e da Doença II (Amélia Augusto)

1. – Saúde e doença como fenómenos sociais

2. – Modelo biomédico de doença e sua crítica
2.1. – Modelo biomédico da doença mental

3. – Construção social da doença
3.1. – Construção social da doença mental

4. – Medicalização da vida
4.1. – Iatrogenesis social, cultural e médica

5. – Rotulagem e estigma
5.1. – A medicina como fonte de rotulagem
5.2. – Estigma e interação social

Determinantes sociais da saúde e da doença (Professor António Barbosa)
- Questionamentos epistemológicos do modelo biopsicossocial
- Acontecimentos de vida e apoio social na doença física e mental

Os lugares e a saúde (Professora Helena Nogueira)
A urbanização massiva que marca as sociedades modernas tem gerado territórios urbanos progressivamente descontínuos e fragmentados, nos quais se agudizam as questões relacionadas com a pobreza, a privação sociomaterial, o acesso a recursos essenciais, a mobilidade e a exclusão social. Todas estas questões contribuem para a emergência de um novo paradigma de saúde, marcado por ser mais interdisciplinar e mais contextualizado.
Este módulo fundamenta-se na premissa de que a saúde deve ser posta no seu lugar. Pretende-se refletir sobre os espaços de vida do quotidiano, os lugares, identificando e analisando a sua capacidade em gerar e gerir fatores de risco e de proteção da saúde. Reconhece-se que agir sobre os lugares é agir socialmente sobre os indivíduos, integrados nas suas comunidades; é pois possível melhorar a saúde, melhorando os lugares do quotidiano.

Felicidade e Bem-estar subjetivo (Professor Manuel Quartilho)
Filosofia e ciência do bem-estar subjetivo. Mitos na ciência da felicidade. Teorias sociológicas. A procura da felicidade ao longo da História. A felicidade, numa perspetiva individual. As pessoas podem ser mais felizes? A felicidade, no contexto interpessoal. Bem-estar subjetivo e qualidade de vida. As "causas da felicidade". Geografia da felicidade. Diferenças culturais na definição e atribuições relacionadas com o bem-estar subjetivo. Condições sociais, liberdade e felicidade. Dinheiro e felicidade. O "paradoxo da felicidade" nas sociedades contemporâneas. Debate e controvérsia em redor dos conceitos de felicidade e bem-estar subjetivo.

Sociedades Saudáveis (Manuel Quartilho)
Considerações genéricas sobre os determinantes sociais da saúde e das doenças. Saúde e desigualdades sociais em diferentes sociedades. Coesão social, capital social, conflito social. Qualidade de vida diferente em sociedades diferentes. Sucesso material e insucesso social. Os avultados custos sociais da desigualdade.

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Lisa F. Berkman and Ichiro Kawachi, Eds. (2000). Social Epidemiology. Oxford University Press.

 

James A. Troste (2005). Epidemiology and Culture. Cambridge University Press.

 

Bird, C., Conrad, P., Freemont (2000). Handbook of Medical Sociology, fifth edition. Prentice Hall.

 

Scheid, T., Brown, T. (2010). A Handbook for the Study of Mental Health. Cambridge University Press.

 

Marmot & Wilkinson (2006). Social Determinants of Health. Oxford University Press.

 

Helena Nogueira (2008). Os Lugares e a Saúde. Imprensa da Universidade de Coimbra.

 

Richard Layard (2011). Happiness – Lessons from a New Science. Penguin.

 

Michael Eid and Randy Larsen (2008). The Science of Subjective Well-being. The Guilford Press.

 

Wilkinson, R. (2005). The Impact of Inequality. The New Press.

 

Wilkinson, R., Pickett, K. (2009). The Spirit Level. Allen Lane.