Cultura e Sexualidades

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02019600
Área Científica
Sexologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia sexual. Conhecimentos básicos sobre a influência de fatores históricos, sociais e culturais no comportamento sexual.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem exposição teórica sobe os conteúdos temáticos, com incentivo à participação e discussão dos alunos. Serão utilizados slides, vídeos e/ou outro material pedagógico considerado apropriado aos objetivos da Unidade Curricular.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a sexualidade em função da sociedade e da cultura, ao longo do tempo histórico. Adquirir noções elementares sobre a construção social da sexualidade. Explorar de modo crítico a classificação das disfunções sexuais.

Estágio(s)

Não

Programa

Cultura e sexualidades (Francisco Allen Gomes)

A sexualidade constrói-se através da interação entre o indivíduo e as estruturas sociais. Mais que um fenómeno meramente biológico, o comportamento sexual é um fenómeno social e cultural. O comportamento sexual individual está dependente dos valores culturais normativos em relação à sexualidade.

Mas o comportamento sexual é caracterizado pela sua imensa diversidade.

Isto significa que, para além de normas culturais gerais, estas apresentam graduações apreciáveis de acordo com classes e grupos sociais, idade, género e etnia, o que se traduz pela existência de várias subculturas, cada uma delas com a sua própria identidade.

Pode-se afirmar que o comportamento sexual individual reflete não só a idade, género e grupo social de pertença, mas também o tempo e o lugar em que se vive.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel João Rodrigues Quartilho

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Leonore Tiefer (2004). Sex is Not a Natural Act & Other Essays. Westview Press.

Culture, Society and Sexuality – A Reader (1999). Edited by Richard Parker and Peter Aggleton. UCL Press.

Sexuality, Society and Feminism (2000). Edited by Cheryl Brown Travis and Jacquelyn White. American Psychological Association.

A Sexologia: Perspectiva Multidisciplinar I e II (2003). Coordenadores: Lígia Fonseca, Catarina Soares e Júlio Machado Vaz. Coimbra, Quarteto.