Propriedade Intelectual

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02019480
Área Científica
Química
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos para a frequência desta disciplina.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino assenta em três níveis de organização dos alunos. Ao nível individual, cada aluno frequenta a disciplina, participando e apreendendo os aspectos técnicos fundamentais. Ao nível de grupo, os alunos propõem, analisam, desenvolvem e avaliam um conceito de negócio que resultou da sua análise estratégica do mercado, para além de outras actividades de aprendizagem propostas. Finalmente, ao nível da disciplina, todos os grupos interagem entre si, em sessões de apresentação de trabalhos e temas, envolvendo discussão, auto-avaliação e avaliação cruzada entre grupos.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Propriedade Intelectual visa proporcionar aos estudantes uma visão global do funcionamento das organizações, desenvolver o raciocínio estratégico na análise de questões relevantes e adquirir conhecimentos sobre as suas funções principais. Para esse efeito, a disciplina é perspetivada em si mesma enquanto uma organização de pessoas funcionando como uma comunidade de aprendizagem, com objetivos definidos e compromissos mútuos assumidos pelos alunos e respetivo docente. O posicionamento estratégico desta disciplina pauta-se por:

Missão: Contribuir para a formação de profissionais com capacidade empreendedora e capazes de compreender o funcionamento das organizações.

Visão: Ser um curso de referência no ensino da gestão e na fomentação do empreendedorismo em constante melhoria.

Os alunos devem adquirir as seguintes competências específicas: capacidade de liderança, organização, proatividade, criatividade e cumprimento de compromissos e prazos.

Estágio(s)

Não

Programa

Propriedade Intelectual
O valor estratégico das patentes: repositórios de propriedade intelectual, estratégia de IP e comercial, vigilância dos competidores
Introdução à lei das patentes: o que é uma patente, objecto-matéria sujeita a patentes, novidade, aplicação industrial
IP e acordos: importância dos acordos, CDA e MTA
Conteúdo de uma patente: capa, descrição, alegações e desenhos. Tipo de alegação, alegações independentes e dependentes
Importância de um bom livro de laboratório. Variações da lei Americana.
O processo de patentes: EPO, EAP, ARIPP, PCT e o sistema Europeu. Sistema de Prioridades. Apelo.

Docente(s) responsável(eis)

Telmo Luís Coutinho Figueiredo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Pedro M. Saraiva, Empreendedorismo: do conceito à aplicação, da ideia ao negócio, da tecnologia ao valor. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2ª ed., 2011.