Laboratório B2+

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018957
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

  • exercícios de pronúncia e de reconhecimento dos sons vocálicos e dos sons consonânticos;
  • comparação entre as grafias e as suas realizações fonéticas em contextos variados;
  • exercícios de pronúncia de frases e de textos de diferentes registos e tipologias;
  • interação verbal professora-alunos e inter pares;
  • audição e repetição de palavras, frases, textos e de poemas e músicas;
  • Exercícios de produção espontânea;
  • preenchimento de espaços em branco;
  • exercícios de perceção e compreensão oral;
  • identificação de palavras de um par mínimo;
  • registo fonético;
  • reflexão metalinguística.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos gerais correspondem aos que estão definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas(QECRL) para o nível B2. Especificamente na unidade curricular de Laboratório B2+,pretende-se desenvolver a competência fonológica e ortoépica,tanto no domínio da perceção como no da realização,enquadrando a relação entre unidades fónicas e unidades gráficas.Assim,no final da unidade curricular,o aluno deverá estar em condições de:
a)Compreender o discurso articulado por um falante nativo;
b)Pronunciar os sons da língua portuguesa com competência fonológica e ortoépica;
c)Interagir em situações do quotidiano, sobre assuntos e atividades habituais;
d)Comunicar com espontaneidade e à-vontade com falantes nativos;
e)Exprimir-se de modo claro e eficaz sobre uma grande variedade de temas;
f)Compreender as ideias principais em textos orais complexos sobre assuntos concretos e abstratos;
g)Estabelecer relações entre unidades fónicas e unidades gráficas em enunciados complexos.

Estágio(s)

Não

Programa

  1. Os sons vocálicos e consonânticos da variedade normativa da língua portuguesa (revisão);
  2.  ‘Glides’ e ditongos decrescentes, orais e nasais (revisão);
  3. Hiatos e ditongos crescentes (revisão);
  4. Correspondência fonema/ grafia;
  5. O acento principal de palavra nos verbos e não verbos;
  6. Redução do vocalismo átono;
  7. Fenómenos de fonética sintática

s  realização das consoantes sibilantes em final de sílaba;

s  crases, dissimilações e assimilações;

  1. Regras de colocação do acento gráfico;
  2. Fenómenos de alternância vocálica em nomes e adjetivos e em verbos;
  3. Entoação:

s  tipos frásicos declarativo, interrogativo (com pronome), imperativo e exclamativo;

contrastes entoacionais entre frases declarativas e interrogativas globais.

Docente(s) responsável(eis)

Sandra Marisa da Costa Chapouto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Oral Final (60%): 100.0%

Bibliografia

Mateus, Maria Helena Mira e Andrade, Ernesto d’ (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press.

Mateus, M. et alii (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho (5ª ed. revista e aumentada; capítulos 25. Fonologia e 26. Prosódia).

Mateus, M. et alii (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa Universidade Aberta.

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001) Lisboa: Editorial Verbo, 2 vols.