Comunicação Oral e Escrita B2+

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018943
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas contemplam exposição, oral e escrita, articulada com a participação ativa dos/as discentes e com a resolução de exercícios práticos.

Aos/às discentes serão igualmente requeridos trabalhos escritos semanais realizados em casa.

Resultados de Aprendizagem

De acordo com os objetivos gerais do QECRL, o/a estudante, ao completar a unidade curricular, deverá ser capaz de:

1. Compreender os pontos essenciais de um discurso complexo e longo; seguir o essencial de palestras ou exposições académicas, bem como programas de rádio e televisão;

2. Interagir com falantes nativos; participar ativamente numa conversa longa sobre assuntos de interesse geral; transmitir diferentes graus de emoção; manifestar e defender as suas opiniões;

3. Produção oral: fazer exposição pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos; desenvolver uma argumentação clara e lógica; explicar um ponto de vista, mostrando as vantagens e desvantagens de várias opções;

4. Leitura: ler textos de variada natureza; compreender artigos e relatórios sobre questões da atualidade; compreender rapidamente o essencial de textos longos e complexos;

5. Escrita:escrever textos pormenorizados, claros, acerca de vários assuntos;escrever ensaios ou relatórios desenvolvendo uma argumentação.

Estágio(s)

Não

Programa

Serão desenvolvidas atividades e tarefas de compreensão e produção de enunciados orais e de textos escritos.

1. Blocos temáticos e léxico básico respetivo:

                Cidadania, domínios profissionais, lazer, temas do foro cultural

 

2. Funcionamento da língua:

Para além da operacionalização e uso dos conteúdos gramaticais abordados no programa de Estruturas da Língua Portuguesa, serão trabalhados os seguintes aspetos:

a) Semântica lexical e semântica frásica

• denotação, conotação,

• expressões idiomáticas; provérbios

• vocabulários específicos

• hiperonímia / hiponímia

• sinonímia e polissemia

• advérbios de enunciação, deônticos e apreciativos

b) Aspetos sociolinguísticos e pragmático-textuais

• formas de tratamento em Portugal e no Brasil

• fórmulas de cortesia

• modalidades enunciativas diversas

c) Mecanismos de coesão textual e marcadores discursivos interpessoais.

 

d) Tipologia textual:

• texto narrativo, dialogal, expositivo-argumentativo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova escrita final (produção escrita) e prova oral: 40.0%
Participação nas atividades propostas nas aulas e assiduidade: 60.0%

Bibliografia

Acordo Ortográfico. Guia prático. Porto Editora.

ARRUDA, Lígia, Gramática de português para estrangeiros. Porto Editora, 2000.

CUNHA, Celso e Lindley CINTRA, Nova gramática do português contemporâneo, 9ª ed. ou posterior. Lisboa, Ed. João Sá da Costa (ed. de bolso: Breve gramática do português contemporâneo).

Dicionário de língua portuguesa, 7ª ed. Porto Editora ou ed. de 2009, com Acordo Ortográfico.

Dicionário de sinónimos, 2ª ed. Porto Editora, 1989.

Dicionário de verbos, 2ª ed. Porto Editora, 1989.

HENRIQUES, Teresa Sousa e Frederico de FREITAS, Qual é a dúvida? Ed. Lidel, 2004.

Prontuário da língua portuguesa. Para escrever correctamente. Porto Editora, 2005.

VENTURA, Maria Helena e Manuela CASEIRO, Guia prático dos verbos com preposição, 2ª ed. Lisboa, Ed. Lidel.

 

Serão fornecidos materiais de apoio às aulas./ Support materials will be made available to students.