Estruturas da Língua Portuguesa B2+
1
2021-2022
02018932
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
8.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Utilizar-se-ão textos de vários tipos, relativos aos temas do programa, para introdução dos aspetos estruturais a tratar. Para cada ponto dos conteúdos gramaticais/estruturais estudado serão feitos exercícios de sistematização.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se desenvolver as competências linguístico-comunicativas dos/as alunos/as, a nível oral e escrito, levando-os também a alguma reflexão sobre o uso da língua, e possibilitando-lhes a elaboração e compreensão de textos com um relativo grau de complexidade, de acordo com os objetivos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível B2.
Completada a unidade curricular, os alunos deverão demonstrar ser capazes de:
1. produzir discursos orais corretos, fluentes e bem estruturados, adequados a diferentes situações de comunicação;
2. compreender, interpretar e produzir textos escritos de diversos tipos;
3. utilizar um léxico variado e conhecer as estruturas gramaticais da Língua Portuguesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Blocos temáticos e léxico básico respectivo:
Lazer
Domínios profissionais
Atualidade cultural, social, económica
2. Funcionamento da Língua
a) Conjunções e locuções coordenativas: copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas;
Conjunções e locuções subordinativas: causais, condicionais, concessivas, finais, temporais, integrantes e consecutivas
b) Sintaxe:
• estrutura da frase simples: grupo nominal, clíticos, concordância
• estrutura da frase complexa: causal, integrante, temporal, condicional, concessiva, relativa; construções passivas; discurso direto e indireto; orações reduzidas; apagamento de estruturas.
c) Semântica lexical (formação de palavras, denotação, conotação, polissemia, expressões idiomáticas, léxicos específicos), semântica frásica (expressão de valores modais e aspetuais) e coesão.
d) Mecanismos de coesão textual: marcadores de discursividade.
Docente(s) responsável(eis)
Carla Sofia da Silva Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Prova escrita final (leitura e interpretação de um texto e exercícios sobre os conteúdos gramaticais estudados): 40.0%
Avaliação contínua (participação nas atividades propostas nas aulas, trabalhos de casa e assiduidade): 60.0%
Bibliografia
Acordo Ortográfico. Guia prático. Porto Editora.
ARRUDA, Lígia, Gramática de português para estrangeiros. Porto: Porto Editora, 2000.
CUNHA, Celso e Lindley CINTRA, Nova gramática do português contemporâneo, 9ª ed. ou posterior. Lisboa: Ed. João Sá da Costa (ed. de bolso: Breve gramática do português contemporâneo).
Dicionário de língua portuguesa, 7ª ed. ou edição de 2009, com Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora.
Dicionário de sinónimos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.
Dicionário de verbos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.
HENRIQUES, Teresa Sousa e Frederico de FREITAS, Qual é a dúvida? Lisboa: Ed. Lidel, 2004.
Prontuário da língua portuguesa. Para escrever correctamente. Porto: Porto Editora, 2005.
VENTURA, Maria Helena e Manuela CASEIRO, Guia prático dos verbos com preposição, 2ª ed. Lisboa: Ed. Lidel.
Serão fornecidos materiais de apoio às aulas. /Supporting materials will be made available to students.