Estruturas da Língua Portuguesa B2+

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018932
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Utilizar-se-ão textos de vários tipos, relativos aos temas do programa, para introdução dos aspetos estruturais a tratar. Para cada ponto dos conteúdos gramaticais/estruturais estudado serão feitos exercícios de sistematização.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se desenvolver as competências linguístico-comunicativas dos/as alunos/as, a nível oral e escrito, levando-os também a alguma reflexão sobre o uso da língua, e possibilitando-lhes a elaboração e compreensão de textos com um relativo grau de complexidade, de acordo com os objetivos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível B2.

 

Completada a unidade curricular, os alunos deverão demonstrar ser capazes de:

1. produzir discursos orais corretos, fluentes e bem estruturados, adequados a diferentes situações de comunicação;

2. compreender, interpretar e produzir textos escritos de diversos tipos;

3. utilizar um léxico variado e conhecer as estruturas gramaticais da Língua Portuguesa.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Blocos temáticos e léxico básico respectivo:

Lazer

Domínios profissionais

Atualidade cultural, social, económica

2. Funcionamento da Língua

a) Conjunções e locuções coordenativas: copulativas, adversativas, disjuntivas e conclusivas;

Conjunções e locuções subordinativas: causais, condicionais, concessivas, finais, temporais, integrantes e consecutivas

b) Sintaxe:

• estrutura da frase simples: grupo nominal, clíticos, concordância

• estrutura da frase complexa: causal, integrante, temporal, condicional, concessiva, relativa; construções passivas; discurso direto e indireto; orações reduzidas; apagamento de estruturas.

c) Semântica lexical (formação de palavras, denotação, conotação, polissemia, expressões idiomáticas, léxicos específicos), semântica frásica (expressão de valores modais e aspetuais) e coesão.

d) Mecanismos de coesão textual: marcadores de discursividade.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Sofia da Silva Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova escrita final (leitura e interpretação de um texto e exercícios sobre os conteúdos gramaticais estudados): 40.0%
Avaliação contínua (participação nas atividades propostas nas aulas, trabalhos de casa e assiduidade): 60.0%

Bibliografia

Acordo Ortográfico. Guia prático. Porto Editora.

ARRUDA, Lígia, Gramática de português para estrangeiros. Porto: Porto Editora, 2000.

CUNHA, Celso e Lindley CINTRA, Nova gramática do português contemporâneo, 9ª ed. ou posterior. Lisboa: Ed. João Sá da Costa (ed. de bolso: Breve gramática do português contemporâneo).

Dicionário de língua portuguesa, 7ª ed. ou edição de 2009, com Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora.

Dicionário de sinónimos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.

Dicionário de verbos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.

HENRIQUES, Teresa Sousa e Frederico de FREITAS, Qual é a dúvida? Lisboa: Ed. Lidel, 2004.

Prontuário da língua portuguesa. Para escrever correctamente. Porto: Porto Editora, 2005.

VENTURA, Maria Helena e Manuela CASEIRO, Guia prático dos verbos com preposição, 2ª ed. Lisboa: Ed. Lidel.

 

Serão fornecidos materiais de apoio às aulas. /Supporting materials will be made available to students.