Laboratório B2
1
2021-2022
02018886
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- exercícios de pronúncia e de reconhecimento dos sons vocálicos e dos sons consonânticos;
- comparação entre as grafias e as suas realizações fonéticas em contextos variados;
- exercícios de pronúncia de frases e de textos de diferentes registos e tipologias;
- interação verbal professora-alunos e inter pares;
- audição e repetição de palavras, frases, textos e de poemas e músicas;
- Exercícios de produção espontânea;
- preenchimento de espaços em branco;
- exercícios de perceção e compreensão oral;
- identificação de palavras de um par mínimo;
- registo fonético;
- reflexão metalinguística.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos gerais correspondem aos que estão definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas(QECRL)para o nível B2. Especificamente na unidade curricular de Laboratório(B2),pretende-se desenvolver a competência fonológica e ortoépica,tanto no domínio da perceção como no da realização,enquadrando a relação entre unidades fónicas e gráficas.
Assim,no final da unidade curricular,o aluno deverá estar em condições de:
a)Compreender o discurso articulado por um falante nativo;
b)Pronunciar os sons da língua portuguesa com competência fonológica e ortoépica;
c)Interagir em situações do quotidiano, sobre assuntos e atividades habituais;
d)Comunicar com espontaneidade e à-vontade com falantes nativos;
e)Exprimir-se de modo claro e eficaz sobre uma grande variedade de temas;
f)Compreender as ideias principais em textos orais complexos sobre assuntos concretos e abstratos;
g)Estabelecer relações entre unidades fónicas e unidades gráficas em enunciados complexos.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Os sons vocálicos e consonânticos da variedade normativa da língua portuguesa (revisão);
- ‘Glides’ e ditongos decrescentes, orais e nasais (revisão);
- Hiatos e ditongos crescentes (revisão);
- Correspondência fonema/ grafia;
- O acento principal de palavra nos verbos e não verbos;
- Redução do vocalismo átono;
- Fenómenos de fonética sintática
s realização das consoantes sibilantes em final de sílaba;
- Regras de colocação do acento gráfico;
- Fenómenos de alternância vocálica em nomes, adjetivos e verbos;
Entoação: tipos frásicos declarativo, interrogativo (com pronome), imperativo e exclamativo.
Docente(s) responsável(eis)
Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco
Carla Sofia da Silva Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua (40%) + Exame Oral Final (60%): 100.0%
Bibliografia
- Mateus, Maria Helena Mira e Andrade, Ernesto d’ (2000) The Phonology of Portuguese. Oxford: Oxford University Press.
- Mateus, M. et alii (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho (5ª ed. revista e aumentada; capítulos 25. Fonologia e 26. Prosódia).
- Mateus, M. et alii (2005) Fonética e Fonologia do Português. Lisboa Universidade Aberta.
Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001) Lisboa: Editorial Verbo, 2 vols.