Comunicação Oral e Escrita B2

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018875
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Em cada semana reservar-se-á uma aula para trabalhar, essencialmente, com a escrita e outra com a oralidade. Será ainda tido em conta o vocabulário relacionado com os temas do programa, assim como se praticarão aspectos lecionados em Estruturas da Língua Portuguesa.

Resultados de Aprendizagem

De acordo com os objetivos gerais do QECRL, o/a estudante, ao completar a unidade curricular, deverá ser capaz de:

1. Compreender os pontos essenciais de um discurso complexo sobre assuntos do seu dia-a-dia; seguir um discurso longo e complexo sobre assuntos que lhe são familiares; seguir o essencial de palestras, conferências, programas de rádio ou televisão, etc.;

2. Interagir normalmente com falantes nativos; participar ativamente numa conversa longa sobre assuntos de interesse geral; manifestar e defender as suas opiniões; fazer uma descrição ou exposição pormenorizada sobre diversos assuntos;

4. Ler textos de variada natureza; compreender rapidamente o essencial de correspondência, artigos ou instruções complexas no âmbito da sua área de interesse; identificar os pormenores mais relevantes de um texto longo;

5.Escrever textos pormenorizados, claros, acerca de vários assuntos relacionados com os seus interesses,  desenvolvendo ou não uma argumentação; sintetizar informações.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Blocos temáticos e léxico básico respetivo:

Cidadania, atualidades, família e escola

 

2. Funcionamento da língua:

Para além da operacionalização e uso dos conteúdos gramaticais abordados no programa de Estruturas da Língua Portuguesa, serão trabalhados os seguintes aspetos:

 

a) Fonética, prosódia e grafia

• relações grafema-fonema

• contraste entonacional entre frases

 

b) Semântica lexical: denotação, conotação, polissemia; expressões idiomáticas e vocabulários específicos

 

c) Aspetos sociolinguísticos e pragmático-textuais:

• formas de tratamento em Portugal

• deixis pessoal, espacial e temporal

• atos ilocutórios básicos e formulação de atos de discurso indiretos

• estruturas interrogativas de natureza metadiscursiva

• pedidos de repetição, confirmação e clarificação

• fórmulas cristalizadas para uso em contextos específicos

• registos de língua

• normas e dialetos

 

d) Tipologia textual:

• texto descritivo, narrativo, expositivo, epistolar e resumo

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos Gil

Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova escrita final (composição) e prova oral: 40 %; participação nas atividades propostas nas aulas e assiduidade: 60%.: 100.0%

Bibliografia

Acordo Ortográfico. Guia prático. Porto Editora.

ARRUDA, Lígia, Gramática de português para estrangeiros. Porto Editora, 2000.

CUNHA, Celso e Lindley CINTRA, Nova gramática do português contemporâneo, 9ª ed. ou posterior. Lisboa, Ed. João Sá da Costa (Ed. de bolso: Breve gramática do português contemporâneo).

Dicionário de língua portuguesa, 7ª ed. Porto Editora ou ed. de 2009, com Acordo Ortográfico.

Dicionário de sinónimos, 2ª ed. Porto Editora, 1989.

Dicionário de verbos, 2ª ed. Porto Editora, 1989.

HENRIQUES, Teresa Sousa e Frederico de FREITAS, Qual é a dúvida? Ed. Lidel, 2004.

Prontuário da língua portuguesa. Para escrever correctamente. Porto Editora, 2005.

VENTURA, Maria Helena e Manuela CASEIRO, Guia prático dos verbos com preposição, 2ª ed. Lisboa, Ed. Lidel.

 

Serão fornecidos materiais de apoio às aulas. /Support materials will be made available to students.