Estruturas da Língua Portuguesa B2

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018869
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Utilizar-se-ão textos de vários tipos, relativos aos temas do programa, para introdução dos vários aspetos estruturais a tratar. Para cada ponto dos conteúdos gramaticais/estruturais estudado serão feitos exercícios de sistematização.

Resultados de Aprendizagem

De acordo com os objetivos do QECRL, ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá conhecer o funcionamento das estruturas do Português, nos seus mais variados contextos, e demonstrar capacidade para:

  1. interagir normalmente com falantes nativos, através de enunciados expositivos claros e pormenorizados sobre uma grande variedade de temas;
  2.  manifestar, fundamentadamente, opiniões e defender pontos de vista;
  3. expressar-se / escrever corretamente, utilizando vocabulário variado, sobre vários assuntos de interesse geral;

compreender os vários enunciados orais e escritos, ainda que longos e relativamente complexos, sobre vários temas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Blocos temáticos e léxico básico respetivo

Cidadania

Atualidade

Relações Interpessoais

Português língua policêntrica

2. Funcinamento da língua

a) morfossintaxe

1. Revisão dos tempos verbais; perífrases verbais com infinitivo e gerúndio

2. Consolidação dos casos particulares ou mais complexos da flexão de nomes

3. Pronomes (mesóclise), determinantes, quantificadores: concordância.

4. Consolidação de preposições e locuções prepositivas. Regência preposicional.

5. Conjunções e locuções coordenativas e subordinativas

6. Estrutura e uso da frase simples e reduzida.

7. Estrutura da frase complexa, construções passivas, discurso direto e indireto

b) Semântica lexical: formação de palavras, denotação, conotação, polissemia, expressões idiomáticas, léxicos específicos; semântica frásica e coesão textual

c) Mecanismos de coesão textual: conectores de natureza argumentativa e comparativo-contrastiva; marcadores de estruturação, de reformulação e de reforço informativo.

Docente(s) responsável(eis)

Maria José Simões Pereira de Carvalho Antunes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova escrita final (leitura e interpretação de um texto e exercícios sobre os conteúdos gramaticais estudados): 40.0%
Avaliação contínua (participação nas atividades propostas nas aulas, trabalhos de casa e assiduidade): 60.0%

Bibliografia

Acordo Ortográfico. Guia prático. Porto Editora.

ARRUDA, Lígia, Gramática de português para estrangeiros. Porto: Porto Editora, 2000.

CUNHA, Celso e Lindley CINTRA, Nova gramática do português contemporâneo, 9ª ed. ou posterior. Lisboa: Ed. João Sá da Costa (ed. de bolso: Breve gramática do português contemporâneo).

Dicionário de língua portuguesa, 7ª ed. ou edição de 2009, com Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora.

Dicionário de sinónimos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.

Dicionário de verbos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.

HENRIQUES, Teresa Sousa e Frederico de FREITAS, Qual é a dúvida? Lisboa: Ed. Lidel, 2004.

Prontuário da língua portuguesa. Para escrever correctamente. Porto: Porto Editora, 2005.

VENTURA, Maria Helena e Manuela CASEIRO, Guia prático dos verbos com preposição, 2ª ed. Lisboa: Ed. Lidel.

 

Serão fornecidos materiais de apoio às aulas. /Supporting materials will be made available to students.