Estruturas da Língua Portuguesa B2
1
2021-2022
02018869
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
8.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Utilizar-se-ão textos de vários tipos, relativos aos temas do programa, para introdução dos vários aspetos estruturais a tratar. Para cada ponto dos conteúdos gramaticais/estruturais estudado serão feitos exercícios de sistematização.
Resultados de Aprendizagem
De acordo com os objetivos do QECRL, ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá conhecer o funcionamento das estruturas do Português, nos seus mais variados contextos, e demonstrar capacidade para:
- interagir normalmente com falantes nativos, através de enunciados expositivos claros e pormenorizados sobre uma grande variedade de temas;
- manifestar, fundamentadamente, opiniões e defender pontos de vista;
- expressar-se / escrever corretamente, utilizando vocabulário variado, sobre vários assuntos de interesse geral;
compreender os vários enunciados orais e escritos, ainda que longos e relativamente complexos, sobre vários temas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Blocos temáticos e léxico básico respetivo
Cidadania
Atualidade
Relações Interpessoais
Português língua policêntrica
2. Funcinamento da língua
a) morfossintaxe
1. Revisão dos tempos verbais; perífrases verbais com infinitivo e gerúndio
2. Consolidação dos casos particulares ou mais complexos da flexão de nomes
3. Pronomes (mesóclise), determinantes, quantificadores: concordância.
4. Consolidação de preposições e locuções prepositivas. Regência preposicional.
5. Conjunções e locuções coordenativas e subordinativas
6. Estrutura e uso da frase simples e reduzida.
7. Estrutura da frase complexa, construções passivas, discurso direto e indireto
b) Semântica lexical: formação de palavras, denotação, conotação, polissemia, expressões idiomáticas, léxicos específicos; semântica frásica e coesão textual
c) Mecanismos de coesão textual: conectores de natureza argumentativa e comparativo-contrastiva; marcadores de estruturação, de reformulação e de reforço informativo.
Docente(s) responsável(eis)
Maria José Simões Pereira de Carvalho Antunes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Prova escrita final (leitura e interpretação de um texto e exercícios sobre os conteúdos gramaticais estudados): 40.0%
Avaliação contínua (participação nas atividades propostas nas aulas, trabalhos de casa e assiduidade): 60.0%
Bibliografia
Acordo Ortográfico. Guia prático. Porto Editora.
ARRUDA, Lígia, Gramática de português para estrangeiros. Porto: Porto Editora, 2000.
CUNHA, Celso e Lindley CINTRA, Nova gramática do português contemporâneo, 9ª ed. ou posterior. Lisboa: Ed. João Sá da Costa (ed. de bolso: Breve gramática do português contemporâneo).
Dicionário de língua portuguesa, 7ª ed. ou edição de 2009, com Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora.
Dicionário de sinónimos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.
Dicionário de verbos, 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1989.
HENRIQUES, Teresa Sousa e Frederico de FREITAS, Qual é a dúvida? Lisboa: Ed. Lidel, 2004.
Prontuário da língua portuguesa. Para escrever correctamente. Porto: Porto Editora, 2005.
VENTURA, Maria Helena e Manuela CASEIRO, Guia prático dos verbos com preposição, 2ª ed. Lisboa: Ed. Lidel.
Serão fornecidos materiais de apoio às aulas. /Supporting materials will be made available to students.