Comunicação Escrita B1+
1
2021-2022
02018820
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de língua portuguesa de nível A2.
Métodos de Ensino
Com foco nas necessidades comunicativas dos alunos, ao nível da leitura, da compreensão e da produção escritas, conceber-se-ão atividades variadas, individuais, em par ou em grupo, frequentemente através da simulação de situações do quotidiano.
O aluno contactará com vários domínios sociais, situações, tipos de textos escritos, atos comunicativos, temas e noções que são necessários ao uso da língua em atividades comunicativas diversas.
Estão ainda previstas atividades de auto regulação.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular (u.c) é o desenvolvimento de competência comunicativa escrita em língua portuguesa, de acordo com o que é definido no QECRL para este nível.
Ao completar a u.c o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia-a-dia ou relacionada com o trabalho ou com o estudo;
• Compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas pessoais;
• Produzir, com alguma autonomia, enunciados escritos claros, articulados e coerentes, nos domínios privado e público, sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal, nomeadamente em contextos educativos e profissionais, em situações comuns do quotidiano;
• Escrever cartas pessoais para descrever experiências e impressões;
• Relatar acontecimentos e experiências, expressar desejos ou ambições e justificar, brevemente, as razões de um projeto ou de uma ideia;
• Explicar pontos de vista sobre um assunto, apresentando vantagens e desvantagens de várias opções.
Estágio(s)
NãoPrograma
Em articulação com as áreas temáticas previstas nos conteúdos da u.c. de Estruturas da Língua Portuguesa, prevê-se a abordagem de:
A) Tipos de texto (escritos)
e.g.: texto descritivo; texto narrativo; texto expositivo; relato de extensão média (histórias, testemunhos); entrevista; comentário breve; notícia; texto injuntivo; reportagens breves.
B) Atos comunicativos:
• Narrar acontecimentos ou o enredo de um livro ou de um filme
• Expressar reações a um evento
• Pedir, expressar e justificar opiniões de modo pormenorizado
• Expressar concordância/ discordância com firmeza, com reserva ou com dúvida
• Explicar e justificar planos ou projetos
• Expressar sonhos, desejos e ambições
• Aceitar/ hesitar/ ceder a sugestões/ propostas
• Aconselhar, recomendar, advertir e avisar
• Comentar frases, textos ou imagens
• Ser cortês, usando processos de delicadeza adequados às situações.
C) Mecanismos de coesão
- Conectores do discurso;
- Anáfora (vs. dêixis).
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos Gil
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 40.0%
Outra: 60.0%
Bibliografia
Em cada edição poderão vir a ser utilizados:
- manual e/ou materiais didáticos disponibilizados aos alunos pelo/pela docente;
- gramáticas e dicionários e de referência em português.
In each edition, the following may be used:
- manual and/or teaching materials made available to students by the teacher;
- reference grammars and dictionaries in Portuguese.