Comunicação Oral B1+
1
2021-2022
02018814
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
5.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de língua portuguesa de nível A2.
Métodos de Ensino
Com foco nas necessidades comunicativas dos alunos, ao nível da compreensão e da produção orais, conceber-se-ão atividades dinâmicas, interativas, individuais, em par ou em grupo, frequentemente através da simulação de situações do quotidiano.
O aluno contactará com vários domínios sociais, situações, tipos de textos orais, atos de fala, temas e noções que são necessários ao uso da língua em atividades comunicativas diversas.
Estão ainda previstas atividades de auto regulação.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta unidade curricular (u.c) é o desenvolvimento de competência comunicativa oral em língua portuguesa, de acordo com o que é definido no QECRL para este nível
Ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender os pontos essenciais de uma sequência oral que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola e dos tempos livres
• Interagir oralmente com outros falantes em contextos variados, nos domínios privado e público, nomeadamente em contextos educativos e profissionais, manifestando competências discursivas e pragmáticas para lidar com eficiência e autonomia, com diferentes tipos de interlocutores, em situações comuns do quotidiano;
• Produzir enunciados orais articulados e coerentes sobre assuntos do seu interesse
• Relatar acontecimentos/ experiências, expressar desejos ou ambições e justificar, brevemente, as razões de um projeto ou de uma ideia;
• Explicar pontos de vista sobre um assunto, apresentando vantagens e desvantagens de diferentes opções.
Estágio(s)
NãoPrograma
Em articulação com as áreas temáticas previstas nos conteúdos da uc de Estruturas da Língua Portuguesa, prevê-se a abordagem de:
A. Tipos de texto (orais)
e.g.: texto descritivo; texto narrativo; texto expositivo; relato de extensão média (histórias, testemunhos); entrevista; comentário breve; notícia (televisão, rádio); texto injuntivo; documentários breves (televisão, rádio)
B. Atos comunicativos:
• Relatar acontecimentos ou o enredo de um livro / filme
• Expressar reações a um evento
• Pedir, expressar e justificar opiniões de modo pormenorizado
• Expressar concordância/ discordância com firmeza, com reserva ou com dúvida
• Explicar e justificar planos ou projetos
• Expressar sonhos, desejos e ambições
• Aceitar/ hesitar/ ceder a sugestões/ propostas
• Aconselhar, recomendar, advertir e avisar
• Comentar ideias
• Ser cortês, usando processos de delicadeza adequados às situações
C. Mecanismos de coesão oral
- Conectores do discurso
- Referência anafórica e referência deítica.
Docente(s) responsável(eis)
Carla Sofia de Lemos Seguro Roque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 40.0%
Outra: 60.0%
Bibliografia
Em cada edição poderão vir a ser utilizados:
- manual e/ou materiais didáticos disponibilizados aos alunos pelo/pela docente;
- gramáticas e dicionários e de referência em português.
In each edition, the following may be used:
- manual and/or teaching materials made available to students by the teacher;
- reference grammars and dictionaries in Portuguese.