Comunicação Oral B1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018759
Área Científica
Linguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias usadas são as recomendadas no âmbito da didática de línguas não maternas:

  • produção individual e coletiva de discursos de variadas tipologias;
  • compreensão/ interpretação de textos escritos;
  • compreensão/interpretação de discursos simples
  • interação verbal professor(a)-estudantes e inter pares
  • reflexão metalinguística;
  • exposição teórica;
  • aplicação em situações de uso das regras e conteúdos lecionados.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular, o/a aluno/a deverá ser capaz de:

– compreender o essencial de uma sequência falada em língua padrão relacionada com temas do quotidiano, bem como apreender o essencial de pequenos excertos de filmes ou documentários, desde que o discurso seja claro e relativamente lento;

– compreender descrições, narrativas, cartas exprimindo emoções e outros textos, em linguagem predominantemente corrente, versando temas do quotidiano e áreas de interesse pessoal;

– relatar acontecimentos, descrever experiências, ambições e sentimentos pessoais, intervir com espontaneidade em conversas e exprimir pontos de vista.

Estágio(s)

Não

Programa

Atividades e tarefas de compreensão e produção de enunciados orais, relativas aos seguintes tópicos:
1. Blocos temáticos e respetivo léxico (básico)
• cidadania
• ambiente
• serviços
• atualidades
• família
• passatempos
• festas populares
• viagens
2. Funcionamento da língua:
a) Semântica lexical
• antonímia
• sinonímia
• hiperonímia / hiponímia
b) Aspetos sociolinguísticos e pragmático-textuais:
• formas de tratamento em Portugal
• deixis pessoal, espacial e temporal
• atos ilocutórios básicos
• estruturas interrogativas de natureza metadiscursiva
• pedidos de repetição
• pedidos de confirmação
• pedidos de clarificação
• formulação de atos de discurso indiretos
• utilização de imperfeito / condicional
• recurso a verbos modais
• recurso a fórmulas de cortesia
• recurso a modalidades enunciativas diversas
c) Tipologia textual:
• texto descritivo
• texto narrativo
• texto dialogal
• texto expositivo com expressão de pontos de vista
• resumo

Docente(s) responsável(eis)

Carla Sofia da Silva Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Prova final: 40.0%
Avaliação contínua: 60.0%

Bibliografia

1. DICIONÁRIOS

Dicionário da Língua Portuguesa (2013). Porto: Porto Editora.

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001). Lisboa: Editorial Verbo.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002-2003).  Lisboa: Círculo de Leitores.

2. GRAMÁTICAS

ARRUDA, Lígia (2012). Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora

COELHO, Luísa; CASTELEIRO, João; OLIVEIRA, Carla (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. B2 e C1. Lisboa: Texto Editores.

3.Textos e materiais audiovisuais provenientes de diversas fontes disponibilizados pelo/a docente./Texts and audiovisual materials will be made available during classes.