Comunicação Escrita A2
1
2018-2019
02018713
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Leitura de textos, exercícios de compreensão de textos e de aplicação de vocabulário e gramática, produção de textos escritos e respetiva correção.
Resultados de Aprendizagem
O/A aluno/a deverá ser capaz de
– compreender cartas pessoais e outros textos curtos e simples sobre assuntos que lhe são familiares;
– encontrar informações concretas em textos simples de uso corrente, como por exemplo anúncios, folhetos, ementas, horários, etc.;
– escrever mensagens e cartas pessoais curtas e simples;
– escrever textos pequenos e coerentes sobre assuntos conhecidos e relatos de experiências passadas, consolidando assim vocabulário e estruturas aprendidas e trabalhando as suas dificuldades individuais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Os temas tratados estão relacionados com necessidades básicas e atividades frequentes. Será introduzido/revisto vocabulário e serão realizadas tarefas de leitura/escrita relevantes para áreas temáticas como:
- Dados pessoais e biográficos
- Quotidiano
- Viagens
- Ocasiões especiais.
Serão tratados aspetos específicos da escrita como:
- Som e forma escrita de palavras portuguesas
- Acentos gráficos
- Pontuação
- Formas de tratamento e expressões para iniciar e terminar cartas ou outras mensagens.
Serão ainda abordados aspetos gerais da gramática e do uso da língua em textos, tais como:
- Verbos comuns e seus complementos, com atenção especial às preposições fixas
- Uso das formas verbais do indicativo já estudadas
- Uso de artigos em vários contextos
- Uso de preposições em expressões de tempo e lugar
Meios de ligação entre frases ou ideias, para escrever textos coerentes.
Docente(s) responsável(eis)
Judite Manuela Silva Nogueira Carecho
Ana Isabel de Azevedo Guerra
Métodos de Avaliação
Avaliação
75% de presenças obrigatórias nas aulas Teste, trabalho nas aulas e trabalho de casa: 60%; Exame final: 40%.: 100.0%
Bibliografia
As atividades dos alunos poderão basear-se em fichas de trabalho (e outro material de apoio) ou em manuais e outros materiais que possam ser apropriados para o nível A2, como por exemplo: /Students activities may be based on worksheets (and other supporting material) or manuals and other materials that may be suitable for level A2, such as:
Dias, Helena Marques (2011): Vamos contar histórias. Lisboa: Lidel.
Lemos, Helena (2013): Dialogar em Português. Lisboa: Lidel.
Tavares, Ana (2011): Português XXI, nível 2. Lisboa: Lidel