Comunicação Escrita A1
1
2017-2018
02018666
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
6.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
- Exposição;
- produção de:
- textos descritivos;
- relatos;
- textos de opinião.
- compreensão de textos e relatos breves;
- correção comentada de exercícios.
Resultados de Aprendizagem
Produção Escrita
•escrever expressões e frases simples acerca de si próprio e de pessoas à sua volta;
•pedir ou transmitir,por escrito,informações pessoais pormenorizadas;
•escrever um postal ou e-mail simples;
•escrever mensagens e formulários.
Compreensão Escrita
•entender textos muito simples,uma expressão de cada vez,retirando nomes familiares,palavras e expressões de uso frequente alusivas a situações do quotidiano e relendo-as se necessário;
•ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples;
•seguir orientações escritas,curtas e simples.
Interação escrita
•entender mensagens simples em postais e e-mails;
•utilizar fórmulas do quotidiano como saudações e despedidas.
Correção gramatical:revela um controlo limitado de algumas estruturas e formas gramaticais simples que pertencem a um repertório memorizado.
Domínio ortográfico:é capaz de copiar palavras e pequenas expressões que lhe são familiares.
Estágio(s)
NãoPrograma
Áreas temáticas
- Dados pessoais e biográficos
- Quotidiano
- Viagens
- Ocasiões especiais
Aspetos específicos da escrita
- Som e forma escrita de palavras portuguesas
- Acentos gráficos
- Pontuação
- Formas de tratamento e expressões para iniciar e terminar postais ou outras mensagens.
Aspetos gerais da gramática e do uso da língua em textos
- Verbos comuns e seus complementos, com atenção especial às preposições fixas
- Uso das formas verbais do indicativo
- Uso de artigos definidos e indefinidos em vários contextos
- Meios de ligação entre frases ou ideias, para escrever textos coerentes.
Docente(s) responsável(eis)
Catarina Isabel de Almeida Pereira da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
75% de presença obrigatória nas aulas Avaliação contínua: 60% Prova oral final: 40% Critérios (numa escala de 1 a 5): • Adequação do vocabulário • Organização do discurso •Correção gramatical •Correção formal: 100.0%
Bibliografia
Lemos, Helena (2001). Praticar Português — Nível Elementar. Lisboa: Lidel.