Comunicação Escrita A1

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018666
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

  • Exposição;
  • produção de:
    • textos descritivos;
    • relatos;
    • textos de opinião.
  • compreensão de textos e relatos breves;
  • correção comentada de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Produção Escrita
•escrever expressões e frases simples acerca de si próprio e de pessoas à sua volta;
•pedir ou transmitir,por escrito,informações pessoais pormenorizadas;
•escrever um postal ou e-mail simples;
•escrever mensagens e formulários.
Compreensão Escrita
•entender textos muito simples,uma expressão de cada vez,retirando nomes familiares,palavras e expressões de uso frequente alusivas a situações do quotidiano e relendo-as se necessário;
•ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples;
•seguir orientações escritas,curtas e simples.
Interação escrita
•entender mensagens simples em postais e e-mails;
•utilizar fórmulas do quotidiano como saudações e despedidas.
Correção gramatical:revela um controlo limitado de algumas estruturas e formas gramaticais simples que pertencem a um repertório memorizado.
Domínio ortográfico:é capaz de copiar palavras e pequenas expressões que lhe são familiares.

Estágio(s)

Não

Programa

Áreas temáticas

  • Dados pessoais e biográficos
  • Quotidiano
  • Viagens
  • Ocasiões especiais

Aspetos específicos da escrita

  • Som e forma escrita de palavras portuguesas
  • Acentos gráficos
  • Pontuação
  • Formas de tratamento e expressões para iniciar e terminar postais ou outras mensagens.

Aspetos gerais da gramática e do uso da língua em textos

  • Verbos comuns e seus complementos, com atenção especial às preposições fixas
  • Uso das formas verbais do indicativo
  • Uso de artigos definidos e indefinidos em vários contextos
  • Meios de ligação entre frases ou ideias, para escrever textos coerentes.

Docente(s) responsável(eis)

Catarina Isabel de Almeida Pereira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
75% de presença obrigatória nas aulas Avaliação contínua: 60% Prova oral final: 40% Critérios (numa escala de 1 a 5): • Adequação do vocabulário • Organização do discurso •Correção gramatical •Correção formal: 100.0%

Bibliografia

Lemos, Helena (2001). Praticar Português — Nível Elementar. Lisboa: Lidel.