Estruturas da Língua Portuguesa A1
1
2021-2022
02018578
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Português
Presencial
10.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A.&B. Situações comunicativas e áreas vocabulares
- (Docente+Alunas/os) Leitura, análise e interpretação (e expansão vocabular) de pequenos textos representativos das situações comunicativas
- (Alunas/os) Aplicação do vocabulário e expressões em contextos precisos
- (Alunas/os) Produção (individual, pares, grupo) de pequenos textos, representativos das situações comunicativas
C. Estruturas linguísticas e gramática
- (Docente) Explicação e exemplificação de estruturas – forma(s) e usos
- (Alunas/os) Reconhecimento e aplicação de estruturas em contexto
- Produção de novos contextos de uso
Resultados de Aprendizagem
Tendo por referência as competências e conhecimentos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), os objetivos desta unidade curricular orientam-se pelo perfil definido para o Utilizador Elementar (A1).
Assim, ao completar a unidade curricular, a/o estudante deve ser capaz de:
- A. Ao nível das competências comunicativas
Participar em situações comunicativas básicas do quotidiano, compreendendo e produzindo enunciados simples, no sentido de satisfazer necessidades concretas. (cf. conteúdos programáticos – A)
- B. Ao nível das áreas vocabulares
Reconhecer, compreender e utilizar adequadamente vocabulário e expressões relacionadas com as situações comunicativas trabalhadas. (cf. conteúdos programáticos – B)
- C. Ao nível das estruturas linguísticas e gramática
Reconhecer e aplicar corretamente as estruturas linguísticas e regras básicas de gramática necessárias às situações comunicativas trabalhadas. (cf. conteúdos programáticos – C)
Estágio(s)
NãoPrograma
- A. Situações de comunicação
Apresentação, dados pessoais
Saudações, agradecimentos
Descrição, localização de pessoas e objetos
Expressão do tempo (dias, meses, horas)
Instruções
Saúde
Opiniões
Comércio
Descrição de atividades (presente e passado)
Narração de acontecimentos passados
- B. Áreas vocabulares
Dados pessoais
Dia a dia: objetos, atividades
Saúde
Comércio
Tempos livres
- C. Estruturas linguísticas, gramática
Nomes, adjetivos – género, número; grau
Advérbios
Sintagma nominal
Determinantes e Pronomes. Artigos, pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, quantificadores
Preposições
Ser e estar
Flexão verbal: Indicativo - presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito; perífrases – auxiliares “estar (a)”, “ir”, “costumar”, “continuar (a)”; imperativo; presente do conjuntivo
Flexão verbal – regular e irregular
Frase
Frase interrogativa parcial
Coordenação (E, MAS, OU, PORTANTO); subordinação (PORQUE)
Docente(s) responsável(eis)
Ana Isabel de Azevedo Guerra
Joana Isabel Sampaio Ribeiro Parreira Cortez Smyth
Métodos de Avaliação
Avaliação
a) Participação, trabalhos realizados em aula e em casa e testes escritos (2 a 4): 60% b) Exame final global: 40%: 100.0%
Bibliografia
Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=88
http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveiscomuns.html
Dicionários de Português (variável)
Manuais e cadernos de exercícios disponíveis no mercado (variável)
Gramáticas (variável)
Portuguese Dictionaries (variable)
Manuals and workbooks available on the market (variable)
Grammars (variable)