Estruturas da Língua Portuguesa A1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018578
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A.&B. Situações comunicativas e áreas vocabulares

  1. (Docente+Alunas/os) Leitura, análise e interpretação (e expansão vocabular) de pequenos textos representativos das situações comunicativas
  2. (Alunas/os) Aplicação do vocabulário e expressões em contextos precisos
  3. (Alunas/os) Produção (individual, pares, grupo) de pequenos textos, representativos das situações comunicativas

 

C. Estruturas linguísticas e gramática

  1. (Docente) Explicação e exemplificação de estruturas – forma(s) e usos
  2. (Alunas/os) Reconhecimento e aplicação de estruturas em contexto
  3. Produção de novos contextos de uso

Resultados de Aprendizagem

Tendo por referência as competências e conhecimentos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), os objetivos desta unidade curricular orientam-se pelo perfil definido para o Utilizador Elementar (A1).

Assim, ao completar a unidade curricular, a/o estudante deve ser capaz de:

  1. A.      Ao nível das competências comunicativas

Participar em situações comunicativas básicas do quotidiano, compreendendo e produzindo enunciados simples, no sentido de satisfazer necessidades concretas. (cf. conteúdos programáticos – A)

  1. B.      Ao nível das áreas vocabulares

Reconhecer, compreender e utilizar adequadamente vocabulário e expressões relacionadas com as situações comunicativas trabalhadas. (cf. conteúdos programáticos – B)

  1. C.      Ao nível das estruturas linguísticas e gramática

Reconhecer e aplicar corretamente as estruturas linguísticas e regras básicas de gramática necessárias às situações comunicativas trabalhadas. (cf. conteúdos programáticos – C)

Estágio(s)

Não

Programa

  1. A.      Situações de comunicação

Apresentação, dados pessoais

Saudações, agradecimentos

Descrição, localização de pessoas e objetos

Expressão do tempo (dias, meses, horas)

Instruções

Saúde

Opiniões

Comércio

Descrição de atividades (presente e passado)

Narração de acontecimentos passados

 

  1. B.      Áreas vocabulares

Dados pessoais

Dia a dia: objetos, atividades

Saúde

Comércio

Tempos livres

 

  1. C.      Estruturas linguísticas, gramática

Nomes, adjetivos – género, número; grau

Advérbios

Sintagma nominal

Determinantes e Pronomes. Artigos, pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, quantificadores

Preposições

Ser e estar

Flexão verbal: Indicativo - presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito; perífrases – auxiliares “estar (a)”, “ir”, “costumar”, “continuar (a)”; imperativo; presente do conjuntivo

Flexão verbal – regular e irregular

Frase

Frase interrogativa parcial

Coordenação (E, MAS, OU, PORTANTO); subordinação (PORQUE)

Docente(s) responsável(eis)

Ana Isabel de Azevedo Guerra

Joana Isabel Sampaio Ribeiro Parreira Cortez Smyth

Métodos de Avaliação

Avaliação
a) Participação, trabalhos realizados em aula e em casa e testes escritos (2 a 4): 60% b) Exame final global: 40%: 100.0%

Bibliografia

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=88

http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveiscomuns.html

 

Dicionários de Português (variável)

Manuais e cadernos de exercícios disponíveis no mercado (variável)

Gramáticas (variável)

 

Portuguese Dictionaries (variable)
Manuals and workbooks available on the market (variable)
Grammars (variable)