Migrações Modernas no Espaço Ultramarino Português

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
03015192
Área Científica
Arquitetura e Urbanismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de língua portuguesa e de uma língua estrangeira, de preferência o inglês.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são expositivas, com os meios didácticos disponíveis no CES e no DArquit da FCTUC que se adequam à apresentação sequencial dinâmica e estruturada de imagens. As aulas teórico-práticas apresentam-se sob a forma de Grupos de Discussão sobre os tópicos abordados nas aulas teóricas. Os Grupos de Discussão têm por objectivo relacionar, os conteúdos disciplinares, a sistematização ou originalidade dos trabalhos propostos e a pertinência dos temas abordados. A avaliação incide sobre a elaboração de monografia com um pensamento estruturado sobre a temática desenvolvida.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular tem como objectivo a análise da implantação e adaptação da arquitectura e formas de urbanidade no último período da colonização portuguesa nos países africanos e em Macau, ao longo do século XX mas mais particularmente a partir do início dos anos 1950 quando se assiste a uma fase desenvolvimentista. Propõe-se também analisar os processos de aculturação, transformação e recriação da arquitectura moderna nesses territórios; analisar os espaços construídos como forma de interacção e aculturação com as culturas locais; produzir conhecimento sobre os patrimónios construídos e projectados nas últimas décadas da colonização portuguesa. E ainda enquadrar a produção dos arquitectos, mas também de outras formas de expressão artística, envolvidos nessa produção no contexto internacional, nomeadamente no quadro do pós-guerra e da crise da arquitectura moderna e formas que então despontam de expressão arquitectónica.

Estágio(s)

Não

Programa

A partir dos anos 1950, o espaço colonial português, em África até 1975 e sob administração portuguesa em Macau até 1999, é palco de experiências de construção dos vários matizes da arquitetura moderna, em relação ou em deriva face aos territórios concretos. Sendo um espaço em aberto, a arquitetura moderna é introduzida nas suas veleidades mais brasileiras e lúdicas, ou europeias e programáticas. A “arquitetura tropical” é um dos temas da vanguarda inglesa que se cruza com os destinos da arquitetura portuguesa em África. A partir de 1960, Macau é um terreno fértil para as derivas da arquitetura de feição pós-moderna.

Pretende-se aferir arquiteturas e arquitetos, obras e projetos, culturas e práticas, que traduzem um itinerário singular da arquitetura contemporânea de origem ou de influência portuguesa num mundo à beira da globalização. Em particular serão estudados os casos das arquiteturas produzidas em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Macau.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

ALBUQUERQUE, A. Arquitectura Moderna em Moçambique, inquérito à produção arquitectónica em Moçambique nos últimos vinte e cinco anos do império colonial português 1949-1974, DA/FCTUC, 1998
FERNANDES, J.M. Geração Africana – Arquitectura e Cidades em Angola e Moçambique, 1925-1975, Livros Horizonte, 2002 e Arquitectura e Urbanismo na África Portuguesa, Caleidoscópio, 2005
GUEDES, P. Manifestos, Ensaios, Falas, Publicações, A. Miranda Guedes, Adam Guedes, Ordem dos Arquitectos, 2007
KULTERMANN, U. New Architecture in Africa, New York: Universe Books, 1963
LYE, E.KC. Manuel Vicente - Caressing Trivia. MCCM Creations, 2006
MILHEIRO, A.V.; FIGUEIRA, J. “A Joyous Architecture - As exposições de Arquitectura Moderna Brasileira em Portugal e a sua influência nos territórios português e africano”, 8º Seminário Docomomo Brasil – Cidade Moderna e Contemporânea, Rio de Janeiro, 1-4 Set.2009.
VICENTE, M.; DIAS, M.G.; REZENDE, H. Macau Glória – A Glória do Vulgar. Instituto Cultural de Macau, 1991