Psicologia da Emoção

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01009029
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Ter realizado a unidade curricular Biologia e Genética. Compreensão do inglês.

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projecção de material visual. Em cada aula há a apresentação oral da recensão de um artigo de investigação recente (recensão crítica) por um grupo de estudantes, seguida da discussão das implicações ao nível das relações interpessoais.

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer as principais abordagens conceptuais das emoções – origem, função e dimensões das emoções;

- Diferenciar os principais conceitos utilizados no estudo dos processos emocionais;

- Compreender as principais questões em torno da universalidade versus variação cultural (activação e expressão emocional) e da relação cognição – emoção;

- Conceptualizar as emoções enquanto variáveis motivacionais e analisar o seu papel na efectivação do comportamento e no estabelecimento das relações interpessoais;

- Compreender o processo de desenvolvimento precoce das emoções;

- Conhecer o estado actual e as principais questões da investigação sobre as temáticas abordadas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução

- Breve caracterização das diferentes abordagens conceptuais da emoção; Afectividade, Episódios Emocionais, Humor e Disposições/Temperamento; Evolução das abordagens dos processos emocionais

2. Avaliação (appraisal) e emoção

- Avaliação primária e secundária; Abordagens discretas e dimensionais; Metodologias de avaliação emocional; Variação cultural e universalidade dos eliciadores emocionais; Conhecimento emocional; A experiência emocional

3. Emoção versus cognição

- Modelos explicativos da influência da emoção sobre os processos cognitivos; Efeitos da emoção (percepção, atenção e memória); Implicações do enviesamento afectivo-cognitivo

4. A expressão das emoções

- As expressões comportamentais não verbais

5. O Desenvolvimento emocional

- A expressão precoce das emoções; Discriminação das emoções dos outros; Papel da vinculação; Dimensões da avaliação da experiência emocional

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Trabalho prático de grupo – recensão crítica de um artigo de investigação: 25.0%
Duas frequências: 75.0%

Bibliografia

Blandon, A. Y., Calkins, S. D., & Keane, S. P. (2010). Predicting emotional and social competence during early childhood from toddler risk and maternal behavior. Development and Psychopathology, 22, 119–132. doi:10.1017/S0954579409990307.

Gao, J., Wang, A., & Qian, M. (2010). Differentiating shame and guilt from a relational perspective: a cross cultural study. Social Behavior and Personality, 38 (10), 1401-1408. doi: 10.2224/sbp.2010.38.10.1401.

Lewis, M. & Haviland-Jones, J. M. (2000). Handbook of Emotions. New York: The Guilford Press,

Oatley, K., Keltener, D. & Jenkins, J. M. (2006). Understanding Emotions. 2nd Malden (USA): Blackwell Publishing.

Shenk, C. E., & Fruzzetti, A. E. (2011).The impact of validating and invalidating responses on emotional reactivity. Journal of Social and Clinical Psychology, 2 (30),163-183.