Modificação do Comportamento
0
2023-2024
01009018
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável os alunos terem realizado previamente as disciplinas de: Bases biológicas do comportamento, Motivação e emoção, Psicopatologia: Temas fundamentais e Psicologia do Desenvolvimento.
Métodos de Ensino
Método expositivo, interrogativo e ativo, discussão em grande grupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteúdos lecionados.
Role-play e exercícios de simulação para desenvolver aptidões de avaliação e de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC visa familiarizar os alunos com os vários paradigmas de aprendizagem, seus contributos para a saúde mental, bem como com as implicações práticas, de forma genérica. Especificamente, pretende proporcionar aos alunos o conheciemento dos estilos de aprendizagem disfuncionais, responsáveis etiologicamente pela psicopatologia, por um lado, e dos mecanismos saudáveis, derivados das leis da aprendizagem, promotores de comportamentos funcionais e flexíveis, por outro lado.
Competências a desenvolver:
Adquirir conhecimentos teóricos acerca dos três paradigmas comportamentais.
Conhecer as implicações derivadas dos paradigmas comportamentais.
Conhecer as diferentes aplicações inerentes a cada paradigma de aprendizagem, no sentido da promoção de comportamentos saudáveis e flexíveis.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O contexto de emergência da Terapia Comportamental e pressupostos científicos.
2. A escola Inglesa e a escola Americana.
3. Paradigma do Condicionamento Clássico: Conceitos fundamentais, condicionamento do tipo A e do tipo B, Psicopatologia, Métodos terapêuticos que derivam deste paradigma e Limitações.
4. Paradigma do Condicionamento Operante: Conceitos fundamentais, Psicopatologia, Estratégias terapêuticas e Limitações.
5. Paradigma da Aprendizagem Social: Conceitos fundamentais, Psicopatologia, Métodos terapêuticos e Limitações.
6. Avaliação Comportamental - Análise da Cadeia Comportamental:uma introdução
7. Formulação comportamental, à luz de cada paradigma comportamental.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Martin, G., & Pear, J. P. (2019). Behavior Modification: What It Is and How To Do It, 11thEdition. Routledge.
Antony, M.M., & Roemer, L. (2011). Behavior Therapy (Theories of Psychotherapy). American Psychological Association
Leslie, J.C. & O'Reilly, M.F. (2003). Behavior Analysis: Foundations and Applications to Psychology.Psychology Press
Fisher, W. W.,Piazza, C. C., & Roane, H. S. (2011). Handbook of Applied Behavior Analysis.The Guilford Press.