Modificação do Comportamento

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009018
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável os alunos terem realizado previamente as disciplinas de: Bases biológicas do comportamento, Motivação e emoção, Psicopatologia: Temas fundamentais e Psicologia do Desenvolvimento.  

Métodos de Ensino

Método expositivo, interrogativo e ativo, discussão em grande grupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteúdos lecionados.

Role-play e exercícios de simulação para desenvolver aptidões de avaliação e de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC visa familiarizar os alunos com os vários paradigmas de aprendizagem, seus contributos para a saúde mental, bem como com as implicações práticas, de forma genérica. Especificamente, pretende proporcionar aos alunos o conheciemento dos estilos de aprendizagem disfuncionais, responsáveis etiologicamente pela psicopatologia, por um lado, e dos mecanismos saudáveis, derivados das leis da aprendizagem, promotores de comportamentos funcionais e flexíveis, por outro lado.

Competências a desenvolver:

Adquirir conhecimentos teóricos acerca dos três paradigmas comportamentais.

Conhecer as implicações derivadas dos paradigmas comportamentais.

Conhecer as diferentes aplicações inerentes a cada paradigma de aprendizagem, no sentido da promoção de comportamentos saudáveis e flexíveis.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O contexto de emergência da Terapia Comportamental e pressupostos científicos.

2. A escola Inglesa e a escola Americana.

3. Paradigma do Condicionamento Clássico: Conceitos fundamentais, condicionamento do tipo A e do tipo B, Psicopatologia, Métodos terapêuticos que derivam deste paradigma e Limitações. 

4. Paradigma do Condicionamento Operante: Conceitos fundamentais, Psicopatologia, Estratégias terapêuticas e Limitações.

5. Paradigma da Aprendizagem Social: Conceitos fundamentais, Psicopatologia, Métodos terapêuticos e Limitações.

6. Avaliação Comportamental - Análise da Cadeia Comportamental:uma introdução

7. Formulação comportamental, à luz de cada paradigma comportamental. 

Docente(s) responsável(eis)

Paula Cristina Oliveira Castilho Freitas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Martin, G., & Pear, J. P. (2019). Behavior Modification: What It Is and How To Do It, 11thEdition. Routledge.

Antony, M.M., & Roemer, L. (2011). Behavior Therapy (Theories of Psychotherapy). American Psychological Association

Leslie, J.C. & O'Reilly, M.F. (2003). Behavior Analysis: Foundations and Applications to Psychology.Psychology Press

Fisher, W. W.,Piazza, C. C., & Roane, H. S. (2011). Handbook of Applied Behavior Analysis.The Guilford Press.