Modificação do Comportamento

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01009018
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Resolução de Problemas, Psicologia de Desenvolvimento e Biologia e Comportamento.

Métodos de Ensino

Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interativo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular visa:

1. Familiarizar os alunos com o contexto de emergência e os pressupostos básicos da Terapia do Comportamento;

2. Dar a conhecer aos alunos as principais caraterísticas do Paradigma de Condicionamento Clássico, Operante e Aprendizagem Social, bem como as suas implicações terapêuticas;

3. Apresentar aos alunos a importância e função da avaliação comportamental - formulação comportamental;

4. Pretende, ainda, promover a aquisição de competências na aplicação de diferentes técnicas terapêuticas derivadas destes paradigmas a diferentes problemas de comportamento e emocionais.

 

Competências a desenvolver:

Aquisição de conhecimentos acerca dos paradigmas comportamentais.

Conhecer as implicações terapêuticas derivadas dos paradigmas comportamentais.

Aquisição de competências teóricas e práticas para aplicação das diferentes estratégias e técnicas terapêuticas a diferentes problemas do comportamento.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O contexto de emergência da Terapia Comportamental e pressupostos científicos. A escola Inglesa e a escola Americana.

2. Paradigma do Condicionamento Clássico: conceitos fundamentais, condicionamento do tipo A e do tipo B, psicopatologia, métodos terapêuticos que derivam deste paradigma e limitações/críticas. 

3. Paradigma do Condicionamento Operante: conceitos fundamentais, psicopatologia, estratégias terapêuticas e limitações/críticas.

4. Paradigma da Aprendizagem Social: conceitos fundamentais, psicopatologia, métodos terapêuticos e limitações/críticas.

5. Avaliação Comportamental.

6. Formulação comportamental – Análise funcional.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Prova Escrita com perguntas de resposta de escolha múltipla, perguntas para desenvolvimentos de conceitos e um caso clínico para leitura e intervenção comportamental (identificação dos conceitos fundamentais, avaliação e formulação e aplicação das estratégias terapêuticas dadas): 95.0%

Bibliografia

1. Gonçalves, O.F. (1999). Introdução às psicoterapias comportamentais. Quarteto. Coimbra; 2.  Bellack, A., Hersen, M. & Kadzin, A. (1990). International Handbook of Behavior Modification and Therapy (2nd ed). New York: Plenum Press: 3.  Eysenck, H. & Martin, I. (1987). Theoretical foundations of behavior therapy. New York: Plenum Press; 4. Lonsdorf, T.,  Menz, M., Andreatta, M., Fullana, M., Golkar, A., & Haaker, J., (2017). Don´t fear `fear conditioning`. Methodological considerations for the design and analysis of studies in human fear acquisition, extinction and return of fear. Neuroscience and Behavioural Reviews, (77), 245-285. http://dx.doi.org/10.1016/; 5. Krypotos, A., Effting, M., Kindt, M., & Beckers, T., (2015). Avoidance learning: a review of theoretical models and recent developments. Frontiers of Behavioral Neuroscience, 21. https://doi.org/10.3389; 5. Buck. M. (2010). Two factor theory of learning: application to maladaptive behavior. School and Health, 21.