Modificação do Comportamento
3
2019-2020
01009018
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicologia da Aprendizagem e Resolução de Problemas, Psicologia de Desenvolvimento e Biologia e Comportamento.
Métodos de Ensino
Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interativo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular visa:
1. Familiarizar os alunos com o contexto de emergência e os pressupostos básicos da Terapia do Comportamento;
2. Dar a conhecer aos alunos as principais caraterísticas do Paradigma de Condicionamento Clássico, Operante e Aprendizagem Social, bem como as suas implicações terapêuticas;
3. Apresentar aos alunos a importância e função da avaliação comportamental - formulação comportamental;
4. Pretende, ainda, promover a aquisição de competências na aplicação de diferentes técnicas terapêuticas derivadas destes paradigmas a diferentes problemas de comportamento e emocionais.
Competências a desenvolver:
Aquisição de conhecimentos acerca dos paradigmas comportamentais.
Conhecer as implicações terapêuticas derivadas dos paradigmas comportamentais.
Aquisição de competências teóricas e práticas para aplicação das diferentes estratégias e técnicas terapêuticas a diferentes problemas do comportamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O contexto de emergência da Terapia Comportamental e pressupostos científicos. A escola Inglesa e a escola Americana.
2. Paradigma do Condicionamento Clássico: conceitos fundamentais, condicionamento do tipo A e do tipo B, psicopatologia, métodos terapêuticos que derivam deste paradigma e limitações/críticas.
3. Paradigma do Condicionamento Operante: conceitos fundamentais, psicopatologia, estratégias terapêuticas e limitações/críticas.
4. Paradigma da Aprendizagem Social: conceitos fundamentais, psicopatologia, métodos terapêuticos e limitações/críticas.
5. Avaliação Comportamental.
6. Formulação comportamental – Análise funcional.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 5.0%
Prova Escrita com perguntas de resposta de escolha múltipla, perguntas para desenvolvimentos de conceitos e um caso clínico para leitura e intervenção comportamental (identificação dos conceitos fundamentais, avaliação e formulação e aplicação das estratégias terapêuticas dadas): 95.0%
Bibliografia
1. Gonçalves, O.F. (1999). Introdução às psicoterapias comportamentais. Quarteto. Coimbra; 2. Bellack, A., Hersen, M. & Kadzin, A. (1990). International Handbook of Behavior Modification and Therapy (2nd ed). New York: Plenum Press: 3. Eysenck, H. & Martin, I. (1987). Theoretical foundations of behavior therapy. New York: Plenum Press; 4. Lonsdorf, T., Menz, M., Andreatta, M., Fullana, M., Golkar, A., & Haaker, J., (2017). Don´t fear `fear conditioning`. Methodological considerations for the design and analysis of studies in human fear acquisition, extinction and return of fear. Neuroscience and Behavioural Reviews, (77), 245-285. http://dx.doi.org/10.1016/; 5. Krypotos, A., Effting, M., Kindt, M., & Beckers, T., (2015). Avoidance learning: a review of theoretical models and recent developments. Frontiers of Behavioral Neuroscience, 21. https://doi.org/10.3389; 5. Buck. M. (2010). Two factor theory of learning: application to maladaptive behavior. School and Health, 21.