Tecnologias da Interação e do Conhecimento

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01009007
Área Científica
Metodologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências básicas de utilização dos computadores na óptica do utilizador.

Métodos de Ensino

Expositivo e realização de tarefas práticas:

- Trabalho laboratorial ou de campo;

- Trabalho de síntese;

- Exame.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos de competências básicas na utilização adequada e segura dos sistemas informáticos para recolher, processar e apresentar informação:
- Aprender a recolher informação nas bases de dados bibliográficas e nas fontes consultadas directamente;
- Aprender a organizar a recolha de dados através de métodos de pesquisa directa;
- Aprender a organizar a informação recolhida de forma directa e/ou através de bases de dados bibliográficas;
- Aprender a organizar os dados para uma análise qualitativa ou quantitativa;
- Aprender a preparar a apresentação de dados resultantes de consulta e organização bibliográfica e/ou de análise de dados recolhidos directamente.

Estágio(s)

Não

Programa

Noções básicas de “hardware” e “software”

Os principais tipos de “software”:

- Processadores de texto;

- Programas de desenho e de processamento da imagem;

- Folhas de cálculo e de representação gráfica de dados quantitativos;

- Programas de recolha e divulgação de informação “on-line”.

- Procedimentos básicos de organização de informação e de segurança.

Processos de recolha de informação bibliográfica:

- Organização dos suportes e dos sistemas de armazenamento da informação recolhida directamente.

- Breve introdução aos procedimentos de análise de informação bibliográfica.

- Breve introdução aos procedimentos de análise de informação recolhida directamente.

Procedimentos de apresentação da informação:

- Comunicações,

- Publicações,

- “on-line”, etc.

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
2 trabalhos de grupo: 25.0%
1 trabalho final de grupo: 25.0%
5 trabalhos individuais: 50.0%

Bibliografia

American Psychological Association. (2010). Publication Manual of the American Psychological Association (6th edition). Washington, D.C: APA.

Abela, A. V. (2008). Advanced presentations by design: Creating communication that drives action. San Francisco: Pfeiffer.

Cone, J. D. & Foster, S. L. (1993). Dissertations & Theses from Start to Finish: Psychology and Related Fields. Washington, D.C: APA.

Creuzi, P. E. (2003). History of Modern Computing. Cambridge: The MIT Press.

Hock, R. (2004). The Extreme Searcher's Internet Handbook: A Guide for the Serious Searcher. Medford, NJ: Information Today, Inc.

Reynolds, G. (2008). Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery. Berkeley, CA: New Riders Press