Tecnologias da Interação e do Conhecimento
3
2019-2020
01009007
Metodologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Competências básicas de utilização dos computadores na óptica do utilizador.
Métodos de Ensino
Expositivo e realização de tarefas práticas:
- Trabalho laboratorial ou de campo;
- Trabalho de síntese;
- Exame.
Resultados de Aprendizagem
Dotar os alunos de competências básicas na utilização adequada e segura dos sistemas informáticos para recolher, processar e apresentar informação:
- Aprender a recolher informação nas bases de dados bibliográficas e nas fontes consultadas directamente;
- Aprender a organizar a recolha de dados através de métodos de pesquisa directa;
- Aprender a organizar a informação recolhida de forma directa e/ou através de bases de dados bibliográficas;
- Aprender a organizar os dados para uma análise qualitativa ou quantitativa;
- Aprender a preparar a apresentação de dados resultantes de consulta e organização bibliográfica e/ou de análise de dados recolhidos directamente.
Estágio(s)
NãoPrograma
Noções básicas de “hardware” e “software”
Os principais tipos de “software”:
- Processadores de texto;
- Programas de desenho e de processamento da imagem;
- Folhas de cálculo e de representação gráfica de dados quantitativos;
- Programas de recolha e divulgação de informação “on-line”.
- Procedimentos básicos de organização de informação e de segurança.
Processos de recolha de informação bibliográfica:
- Organização dos suportes e dos sistemas de armazenamento da informação recolhida directamente.
- Breve introdução aos procedimentos de análise de informação bibliográfica.
- Breve introdução aos procedimentos de análise de informação recolhida directamente.
Procedimentos de apresentação da informação:
- Comunicações,
- Publicações,
- “on-line”, etc.
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
2 trabalhos de grupo: 25.0%
1 trabalho final de grupo: 25.0%
5 trabalhos individuais: 50.0%
Bibliografia
American Psychological Association. (2010). Publication Manual of the American Psychological Association (6th edition). Washington, D.C: APA.
Abela, A. V. (2008). Advanced presentations by design: Creating communication that drives action. San Francisco: Pfeiffer.
Cone, J. D. & Foster, S. L. (1993). Dissertations & Theses from Start to Finish: Psychology and Related Fields. Washington, D.C: APA.
Creuzi, P. E. (2003). History of Modern Computing. Cambridge: The MIT Press.
Hock, R. (2004). The Extreme Searcher's Internet Handbook: A Guide for the Serious Searcher. Medford, NJ: Information Today, Inc.
Reynolds, G. (2008). Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery. Berkeley, CA: New Riders Press