Comportamento Antissocial

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01008989
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Estar matriculado em Psicologia.

Métodos de Ensino

As aulas serão de cariz teórico-prático. Embora a metodologia adoptada seja sobretudo de natureza expositiva, haverá pontualmente discussão de casos práticos tirados da literatura clássica, de investigações recentes ou da comunicação social. Na apresentação dos diversos temas utilizar-se-á regularmente o PowerPoint e recorrer-se-á, sempre que for oportuno, ao vídeo científico. Além disso, a matéria exposta será sempre apoiada por bibliografia criteriosamente escolhida para cada aula.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo analisar o contributo de várias disciplinas, incluindo a Psicologia, para o estudo dos comportamentos anti-sociais e do crime.

No fim do curso os alunos terão um bom conhecimento de:

  • Diversos factores que influenciam esses comportamentos ao longo da vida;
  • Esforços feitos nas últimas décadas para sistematizar esses conhecimentos sob forma de teorias gerais ou específicas;
  • Métodos e técnicas utilizados  para avaliar esses comportamentos e testar essas teorias;
  • Politicas de intervenção mais bem sucedidas  neste domínio;
  • Requisitos necessários para uma análise crítica da produção científica  sobre  os comportamentos anti-sociais e o crime.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Definições e Conceitos

2. O interesse crescente pelo estudo da delinquência juvenil e as origens do sistema de justiça de menores

3. Abordagens multidisciplinares ao estudo dos comportamentos anti-sociais e do crime

4. Métodos e instrumentos no estudo científico dos comportamentos anti-sociais

5. Heterogeneidade e classificação dos comportamentos anti-sociais e do crime

6. A questão da psicopatia

7. Factores de risco e factores de protecção dos comportamentos anti-sociais

8. Teorias mais relevantes dos comportamentos anti-sociais, com especial ênfase para os modelos teóricos da psicologia

9. Políticas e programas de intervenção no domínio do comportamento anti-social.

10. Alguns temas especiais (v.g. os contributos da neuropsicologia; o contributo de alguns estudos longitudinais contemporâneos).

Docente(s) responsável(eis)

António Castro Fonseca

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consistirá em duas provas: uma relativa à primeira parte da matéria e a outra à segunda parte. Cada uma dessas provas terá o valor de 50% na nota final. As provas consistiriam em várias perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento (cada pergunta de desenvolvimento valerá três vezes mais do que cada pergunta de escolha múltipla).: 100.0%

Bibliografia

Andrews,D.A.&Bonta,J.(2010).The psychology of criminal conduct. (5ª ed).NJ: Matthews-Bender&Company.

Cullen,F.T. & R.Agnew(2006),Criminological theory. Los Angeles:Roxbury Publishing.

Flannery,D.,Vazonyi, A.&Waldman, I.(2007).The Cambridge handbook of violent behavior and aggression.Cambridge:Cambridge Univ Press.

Fonseca,A.C.(2002) (Ed.).Comportamento Anti-social e Família.Coimbra:Almedina.

Fonseca, A. C. (2004) (Ed.).Comportamento anti-social e crime. Coimbra: Almedina.

Helfgott, J. (2008).Criminal behavior:Theories, typologies, and criminal justice.Thousand Oaks: Sage.

Krohn, M. D., Lizotte, A. J. & Hall, G.P. (2009).Handbook on Crime and Deviance.London: Springer

Loeber,R. & Farrington,D. P. (2001).Child delinquents: Development, Intervention and service needs.Thousand Oaks:Sage.

Rutter,M. Giller, H. & Hagell, A. (1998).Antisocial behaviour by young people. Cambridge: Cambridge Univ Press.

Stoff,D. M., Breiling J.&Maser, J. D.(1997).Handbook of antisocial behavior.London: Wiley