Comportamento Antissocial
3
2015-2016
01008989
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Estar matriculado em Psicologia.
Métodos de Ensino
As aulas serão de cariz teórico-prático. Embora a metodologia adoptada seja sobretudo de natureza expositiva, haverá pontualmente discussão de casos práticos tirados da literatura clássica, de investigações recentes ou da comunicação social. Na apresentação dos diversos temas utilizar-se-á regularmente o PowerPoint e recorrer-se-á, sempre que for oportuno, ao vídeo científico. Além disso, a matéria exposta será sempre apoiada por bibliografia criteriosamente escolhida para cada aula.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objectivo analisar o contributo de várias disciplinas, incluindo a Psicologia, para o estudo dos comportamentos anti-sociais e do crime.
No fim do curso os alunos terão um bom conhecimento de:
- Diversos factores que influenciam esses comportamentos ao longo da vida;
- Esforços feitos nas últimas décadas para sistematizar esses conhecimentos sob forma de teorias gerais ou específicas;
- Métodos e técnicas utilizados para avaliar esses comportamentos e testar essas teorias;
- Politicas de intervenção mais bem sucedidas neste domínio;
- Requisitos necessários para uma análise crítica da produção científica sobre os comportamentos anti-sociais e o crime.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Definições e Conceitos
2. O interesse crescente pelo estudo da delinquência juvenil e as origens do sistema de justiça de menores
3. Abordagens multidisciplinares ao estudo dos comportamentos anti-sociais e do crime
4. Métodos e instrumentos no estudo científico dos comportamentos anti-sociais
5. Heterogeneidade e classificação dos comportamentos anti-sociais e do crime
6. A questão da psicopatia
7. Factores de risco e factores de protecção dos comportamentos anti-sociais
8. Teorias mais relevantes dos comportamentos anti-sociais, com especial ênfase para os modelos teóricos da psicologia
9. Políticas e programas de intervenção no domínio do comportamento anti-social.
10. Alguns temas especiais (v.g. os contributos da neuropsicologia; o contributo de alguns estudos longitudinais contemporâneos).
Docente(s) responsável(eis)
António Castro Fonseca
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação consistirá em duas provas: uma relativa à primeira parte da matéria e a outra à segunda parte. Cada uma dessas provas terá o valor de 50% na nota final. As provas consistiriam em várias perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento (cada pergunta de desenvolvimento valerá três vezes mais do que cada pergunta de escolha múltipla).: 100.0%
Bibliografia
Andrews,D.A.&Bonta,J.(2010).The psychology of criminal conduct. (5ª ed).NJ: Matthews-Bender&Company.
Cullen,F.T. & R.Agnew(2006),Criminological theory. Los Angeles:Roxbury Publishing.
Flannery,D.,Vazonyi, A.&Waldman, I.(2007).The Cambridge handbook of violent behavior and aggression.Cambridge:Cambridge Univ Press.
Fonseca,A.C.(2002) (Ed.).Comportamento Anti-social e Família.Coimbra:Almedina.
Fonseca, A. C. (2004) (Ed.).Comportamento anti-social e crime. Coimbra: Almedina.
Helfgott, J. (2008).Criminal behavior:Theories, typologies, and criminal justice.Thousand Oaks: Sage.
Krohn, M. D., Lizotte, A. J. & Hall, G.P. (2009).Handbook on Crime and Deviance.London: Springer
Loeber,R. & Farrington,D. P. (2001).Child delinquents: Development, Intervention and service needs.Thousand Oaks:Sage.
Rutter,M. Giller, H. & Hagell, A. (1998).Antisocial behaviour by young people. Cambridge: Cambridge Univ Press.
Stoff,D. M., Breiling J.&Maser, J. D.(1997).Handbook of antisocial behavior.London: Wiley