Física e Tecnologia do Vácuo e da Criogenia

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018556
Área Científica
Física Aplicada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

   Física Geral, Química Geral, Mecânica Física, Física Atómica e Molecular 

Métodos de Ensino

O ensino teórico é expositivo, recorrendo-se à escrita no quadro dos diagramas/desenhos e das sequências do formalismo matemático em questão. Recorre-se à apresentação de exemplos práticos para maior objectividade e melhor aprendizagem. As aulas práticas de pendor demonstrativo servem para os alunos tomarem contacto com a operação de diferentes sistemas de vácuo. Os trabalhos práticos, em que os alunos vão operar autonomamente sistemas de vácuo, serão precedidos por uma discussão sobre os objectivos do trabalho, o procedimento a seguir para atingir esses objectivos e os resultados esperados.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina pretende transmitir conhecimentos de natureza geral em física e tecnologia do vácuo e permitir contactos e experiências com sistemas de vácuo e criogenia distinctos, para que os estudantes possam, no futuro, utilizar, desenvolver ou efectuar a manutenção daqueles sistemas. Mais do que fornecer formação pormenoriza sobre os processos físicos fundamentais envolvidos, pretende-se transmitir uma formação essencialmente prática e tecnológica na operação e selecção de equipamentos de vácuo. Pretende-se, deste modo, transmitir uma dinâmica mais incidente no ponto de vista de um utilizador de vácuo do que de um investigador nessa área. O estudante deverá desenvolver capacidades de consulta dos manuais dos diversos fornecedores de equipamento de vácuo de forma a extrair as informações relevantes para as suas necessidades.

Competência em análise e síntese; Competência em gestão da informação; Capacidade de decisão; Competência em aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

Parte I – PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA FÍSICA E TECNOLOGIA DO VÁCUO E DA CRIOGENIA.
1. Introdução.
2. Propriedades dos gases.
3. Sistema de vácuo fundamental.
4. Sistema de vácuo real.
Parte II – PRODUÇÃO E MEDIÇÃO DE VÁCUO E CRIOGENIA
5. Produção de vácuo.
6. Medição de vácuo.
7. Detecção de fugas.
8. Analisadores de gases residuais/espectrómetros de massa.
9. Análise comparativa dos custos de um sistema de vácuo.
Parte III – Formação prática.
10. Produção de vácuo.
11. Medição de vácuo.
12. Manutenção de um sistema de alto-vácuo.
13. Trabalhos práticos com apresentação de relatório.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Manuel Panchorrinha Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

   “A User’s Guide to Vacuum Technology”,J.F. O’Hanlon (IBM Thomas J. Watson Research Center), Wiley-Interscience publication, John Wiley & Sons, Inc., NewYork, 1980, ISBN 0-471-01624-1 “Tecnologia do Vácuo”, A.M.C. Moutinho, M.E.F. Silva e M. Áurea Cunha,Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Lisboa, 1980. “Ultrahigh Vacuum Practice”, G.F. Weston (Philips Research Laboratories),Butterworths & Co., London, 1985, ISBN: 0408014857.