Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ano
4
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018544
Área Científica
Gestão e Comunicação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Electrónica Sinais e Sistemas Interfaces e Sistemas de Aquisicao de Dados.

Métodos de Ensino

Procurar-se-á implementar um método de aprendizagem participativo, privilegiando a aquisição activa de competências mais do que a transmissão passiva de conhecimentos. Os alunos, organizados em equipas, terão de efectuar pequenos testes práticos, como por exemplo a construção, apresentação e defesa de uma proposta de valor ou de um plano de negócios simplificado. Serão dados exemplos práticos de empreendedores, bem e mal sucedidos, e convidados alguns protagonistas nacionais para partilharem a sua experiência.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se estimular nos alunos uma atitude de inovação e de empreendedorismo através da discussão dos conceitos chave, do contacto e análise de casos de sucesso e de fracasso e da prática e exploração de cenários. Será dado especial enfoque à capacidade de apresentação de ideias, à capacidade de negociação e à elaboração e defesa de um plano de negócios. Pretende-se igualmente apoiar os alunos na descoberta e desenvolvimento das qualidades, características e atitudes de empreendedores bem-sucedidos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Inovação. Definição de Inovação num contexto empresarial. As 5 disciplinas da Inovação - Identificação das necessidades importantes dos clientes e do mercado - Criação de Valor - Campeões da Inovação (Innovation Champions) - Equipas de Inovação - Alinhamento Organizacional. Fóruns de Inovação. Construção de Planos de Inovação 2. Construção e Apresentação de Propostas de Valor - Metodologia NABC (Needs, Approach, Bennefit, Competition) 3. Técnicas de Negociação 4. Plano de Negócios 5. Liderança e Empreendedorismo - Motivação, formação e liderança - Ambição - A importância do Ecossistema e das Redes - Ética e Empreendedorismo - Empreendedorismo Social

Docente(s) responsável(eis)

José Basílio Portas Salgado Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

SCADA: Supervisory Control and Data Acquisition, 3/e, Stuart A. Boyer, ISA -Instrumentation, System & Automation, USA, 2004. Understanding Data Communications, 7th Edition, Gilbert Held, Addison Wesley, 2002 Wireless Sensor Networks, A Systems Perspective – Bulusu, Nirupama e Jha, Sanjay –Artech House, 2005 Measurement Systems and Sensors, Nawrocki, Waldemar, Artech House, 2005 Real-Time Design and Analysis. An Engineer’s Handbook, Laplante, Philip A., 2ndEdition, Wiley Interscience, 1997.