Estágio em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas

Ano
5
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018492
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano da segunda fase do Mestrado Integrado em Psicologia sub-área de Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas

Métodos de Ensino

O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias activas (observação e participação nas actividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efectuada pela FPCE é também tutorial e activa, implicando a apresentação e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

- Preparar o estudante para a profissionalização, integrando-o no mundo do trabalho do "psicólogo clínico", tendo por referência as actividades relacionadas com a psicopatologia e a psicoterapia dinâmica e o trabalho em equipas multidisciplinares;

- Proporcionar ao estudante experiências formativas em contexto profissional, onde os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação em Psicologia possam ser aplicados e desenvolvidos;

- Desenvolver no estudante a autonomia e iniciativa necessária à aprendizagem ao longo da vida.

Competências:

- Avaliação e Diagnóstico psicopatológico;

- Planeamento terapêutico;

- Intervenção psicoterapêutica;

- Comunicação de resultados;

- Trabalho em equipa;

- Reflexão crítica e auto-avaliação do trabalho realizado

Estágio(s)

Não

Programa

De acordo com a especificidade dos estágios, neste campo reportam-se mais atividades do que conteúdos programáticos.

1. Seminários de preparação dos estágios

2. Integração/adaptação do estagiário à instituição e à equipa; 

3. Aprofundamento e aplicação plena dos conhecimentos e competências em contexto profissional

3.1 Avaliação psicológica e diagnóstico psicopatológico;

3.2 Relatórios clínicos / peritagens;

3.3 Acompanhamentos psicoterapêuticos;

3.4 Participação ativa nas reuniões clínicas multidisciplinares; 

3.5 Elaboração de um relatório final de estágio.

4. Participação nas atividades de formação e supervisão de apoio ao estágio realizadas na FPCE-UC

4.1 Atividades de diagnóstico, orientação terapêutica e avaliação dos processos em seguimento;

4.2 Apresentação e análise de relatórios realizados na instituição onde decorre o estágio.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Alexandre Paquete Paixão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os alunos são avaliados por um júri de três elementos, que inclui obrigatoriamente o orientador. Na avaliação terão como elemento de referência, entre outros, o relatório de estágio entregue pelo aluno no final do ano letivo: 100.0%

Bibliografia

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Richard F.S