Estágio em Psicologia das Organizações e do Trabalho

Ano
5
Ano lectivo
2020-2021
Código
02018481
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano da segunda fase do Mestrado Integrado em Psicologia  - área de Psicologia das Organizações e do Trabalho

Métodos de Ensino

O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias activas (observação e participação nas actividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efectuada pela FPCE é também tutorial e activa, implicando a apresentação e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral consiste na integração da teoria com a prática, tendo em vista a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais através da imersão do estudante num contexto profissional. O estagiário deverá experienciar diferentes atividades no estágio tendo em vista: completar, aprofundar e desenvolver conhecimentos e competências de intervenção no domínio organizacional; proporcionar situações formativas facilitadoras da aquisição de capacidades de intervenção; promover a reflexão sobre diferentes modalidades de intervenção no contexto organizacional. Dos estagiários é esperada uma participação ativa.

Estágio(s)

Não

Programa

De acordo com a especificidade dos estágios, neste campo reportam-se mais actividades do que conteúdos programáticos.

1.Elaboração de um projeto de estágio/definição de áreas de interesse;

2.Integração na Organização e equipa de trabalho;

3.Negociação e implementação de Plano de Ação;

4. Participação nas reuniões semanais para apresentação e resolução de problemas e análise de casos; discussão e reflexão sobre o trabalho realizado;

5. Elaboração de Relatórios de Progresso (sínteses mensais);

6. Execução de tarefas e/ou realização de estudos propostos pela Organização de acolhimento do estágio, sob a supervisão e acompanhamento do Orientador;

7. Aprendizagem e utilização de métodos e técnicas de intervenção nas organizações;

8. Organização de acções de cariz formativo que contribuam para a afirmação da área em que se insere o estagiário e sejam congruentes com a escolha por ele efetuada.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os alunos são avaliados por um júri de três elementos, que inclui obrigatoriamente o orientador. Na avaliação terão como elemento de referência, entre outros, o relatório de estágio entregue pelo aluno no final do ano lectivo: 100.0%

Bibliografia

Anderson, D. L. (2017). Organization Development: The process of leading organizational change (4rd Ed.). Thousand Oaks: Sage.

Borges-Andrade, J., Abbad, G., & Mourão, L. (2006). Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: Fundamentos para a gestão das pessoas. Brasília: ARTMED

Goodwin C. (2010). Research in Psychology: Methods and Design. NJ: JWS

Jex, S. M. (2002). Organizational psychology: A scientist-practitioner approach. USA: JWS

Robbins, S. & Judge, T.(2017).Organizational Behavior (17th ed.).Essex, UK:Pearson

Kondalkar, V.G. (2007). Organizational Behaviour. NDi: New Age International

Muchinsky, P. M. (2006). Psychology Applied to Work: An Introduction to Industrial and Organizational Psychology. Eighth Edition. USA: Thomson

Gomes, A.D. (2011). Manual de Psicologia das Organizações do Trabalho e dos Recursos Humanos. Imprensa da Universidade de Coimbra