Estágio em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento

Ano
5
Ano lectivo
2020-2021
Código
02018470
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

De acordo com o que se encontra estabelecido pelas  “Normas de acesso às Áreas/SubÁreas de especialização do MIP”.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino privilegiadas no estágio são:

- observação, treino e exercício autónomo da atividadeprofessional do psicólogo na Instituição de estágio; 

- apresentação, discussão e reflexão de atividades específicas desenvolvidas no âmbito do estágio, a decorrer em seminários e em reuniões de supervisão.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo Geral:

a) Promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências subjacentes à prática psicológica;

b) Proporcionar a articulação da teoria com a prática

c) Favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário.

Competências transversais:

a) Instrumentais (capacidades cognitivas, metodológicas, tecnológicas), referentes à organização do trabalho;

b) Interpessoais (capacidades individuais), relacionadas com a capacidade de interagir com os outros;

c) Sistémicas, remetem para capacidades e competências relacionadas com o sistema na sua totalidade e estão associadas à compreensão, sensibilidade e conhecimento que permite ao indivíduo ver como as partes se relacionam e se agrupam, e

d) Outras (nomeadamente, assiduidade, pontualidade, atitude de abertura, capacidade de adaptação à mudança, empenho em aprender e aperfeiçoar-se continuamente).

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos envolvem o exercício da Psicologia nas várias áreas de especialização do MI, designadamente:

a) Psicologia Clínica e da Saúde - Subáreas de especialização:

- Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde; 

- Psicogerontologia Clínica;

- Psicologia Forense;

- Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas;

- Sistémica, Saúde e Família.

b) Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento;

c) Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
1.A avaliação do estagiário é da responsabilidade do supervisor da FPCE UC, ouvido o orientador da instituição/serviço de acolhimento. 2. A avaliação do estagiário deve integrar as componentes referidas no documento de harmonização dos estágios, em vigor na FPCE UC, e as componentes específicas estabelecidas por cada área/subárea de especialização do MIP. : 100.0%

Bibliografia

Os estágios decorrem em várias instituições com as quais a FPCE UC estabeleceu protocolos de cooperação (cf. listagem incluída)
- Supervisores/docentes da FPCE UC;
- Orientadores da instituição de acolhimento do estágio.