Estágio em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento
5
2020-2021
02018470
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
De acordo com o que se encontra estabelecido pelas “Normas de acesso às Áreas/SubÁreas de especialização do MIP”.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino privilegiadas no estágio são:
- observação, treino e exercício autónomo da atividadeprofessional do psicólogo na Instituição de estágio;
- apresentação, discussão e reflexão de atividades específicas desenvolvidas no âmbito do estágio, a decorrer em seminários e em reuniões de supervisão.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo Geral:
a) Promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências subjacentes à prática psicológica;
b) Proporcionar a articulação da teoria com a prática
c) Favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário.
Competências transversais:
a) Instrumentais (capacidades cognitivas, metodológicas, tecnológicas), referentes à organização do trabalho;
b) Interpessoais (capacidades individuais), relacionadas com a capacidade de interagir com os outros;
c) Sistémicas, remetem para capacidades e competências relacionadas com o sistema na sua totalidade e estão associadas à compreensão, sensibilidade e conhecimento que permite ao indivíduo ver como as partes se relacionam e se agrupam, e
d) Outras (nomeadamente, assiduidade, pontualidade, atitude de abertura, capacidade de adaptação à mudança, empenho em aprender e aperfeiçoar-se continuamente).
Estágio(s)
NãoPrograma
Os conteúdos programáticos envolvem o exercício da Psicologia nas várias áreas de especialização do MI, designadamente:
a) Psicologia Clínica e da Saúde - Subáreas de especialização:
- Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde;
- Psicogerontologia Clínica;
- Psicologia Forense;
- Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas;
- Sistémica, Saúde e Família.
b) Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento;
c) Psicologia das Organizações e do Trabalho.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
1.A avaliação do estagiário é da responsabilidade do supervisor da FPCE UC, ouvido o orientador da instituição/serviço de acolhimento. 2. A avaliação do estagiário deve integrar as componentes referidas no documento de harmonização dos estágios, em vigor na FPCE UC, e as componentes específicas estabelecidas por cada área/subárea de especialização do MIP. : 100.0%
Bibliografia
Os estágios decorrem em várias instituições com as quais a FPCE UC estabeleceu protocolos de cooperação (cf. listagem incluída)
- Supervisores/docentes da FPCE UC;
- Orientadores da instituição de acolhimento do estágio.