Estágio em Psicogerontologia Clínica

Ano
5
Ano lectivo
2020-2021
Código
02018464
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano da segunda fase do Mestrado Integrado em Psicologia sub-área de Psicogerontologia Clínica.

Métodos de Ensino

O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias activas (observação e participação nas actividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efectuada pela FPCE é também tutorial e activa, implicando a apresentação e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

Preparar o estagiário para a profissionalização,integrando-o em contextos de trabalho do "psicólogo clínico",  em actividades relacionadas com o envelhecimento saudável e patológico;

Proporcionar experiências formativas em contexto profissional, onde os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Psicologia possam ser aplicados e desenvolvidos, articulando teoria/prática/investigação;

Promover a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos/competências sujacentes à prática clínica;

Favorecer o desenvolvimento profissional/pessoal, necessários ao desempenho da profissão e à aprendizagem ao longo da vida.

Competências a desenvolver

a) Clínicas:

Avaliação (neuro)psicológica com elaboração de relatórios de caso

Reabilitação,aconselhamento,psicoterapia, projectos na comunidade).

b) Pessoais/interpessoais:

Responsabilidade,iniciativa,autonomia

Trabalho em equipa multidisciplinar

Reflexão crítica e auto-avaliação do trabalho realizado

Compreender impacto dos estereótipos.

Estágio(s)

Não

Programa

De acordo com a especificidade dos estágios, neste campo reportam-se mais actividades do que conteúdos programáticos.

1.Seminário de preparação do estágio.

2.Integração do estagiário na instituição e na equipa clínica:

2.1 Conhecimento da equipa, da instituição e do trabalho aí realizado;

2.2 Acompanhamento dos profissionais nas actividades realizadas na instituição (e.g., hospital).

3.Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos e competências em contexto profissional, em regime de tutoria:

3.1 Avaliação (neuro)psicológica e elaboração de relatórios de casos;

3.2 Intervenção (reabilitação cognitiva, aconselhamento, psicoterapia, projectos/programas na área do envelhecimento implementados na comunidade);

3.3 Participação activa nas reuniões clínicas multidisciplinares;

3.4 Elaboração de relatórios de estágio (relatório intercalar e relatório final de estágio).

4. Supervisão do estágio realizada na FPCEUC:

4.1 Apresentação, discussão e orientação de avaliações e intervenções de casos

Docente(s) responsável(eis)

Mário Manuel Rodrigues Simões

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os alunos são avaliados por um júri de três elementos, que inclui obrigatoriamente o orientador. Na avaliação terão como elemento de referência, entre outros, o relatório de estágio entregue pelo aluno no final do ano lectivo: 100.0%

Bibliografia

Bush, S., Allen, R., & Molinari, V. (2017). Ethical practice in Geropsychology. Washington, DC: APA.

Frazer, D., Hinrichsen, G., Jongsma, A. (2015). The older adult psychotherapy treatment planner, with DSM-5 updates (3r.ed.). NY: Wiley.

Lichtenberg, P., & Mast, B. (Eds.) (2015). APA handbook of clinical geropsychology (Vol. I & Vol. II). Washington, DC: APA.

McPherson, S., & Koltai, D. (2018). A practical guide to geriatric neuropsychology. NY:OUP.

Pachana, N., & Laidlaw, K. (Eds.) (2014). Oxford handbook of clinical geropsychology. NY: OUP.

Pachana, N., & Laidlaw, K., Knight, B. (Eds.) (2010). Casebook of clinical geropsychology. NY: OUP.

Simões, M. R., Santana, I., & GEECD (Eds.) (2015). Escalas e Testes na Demência (3ª.ed.). Lisboa: Novartis.

Firmino, H., Simões, M.R., & Cerejeira, J. (Coords.) (2016). Saúde mental das pessoas mais velhas. Lisboa: Lidel.

Smith, G. E. (Ed.) (2018). APA handbook of dementia. Washington, DC: APA.