Estágio em Psicogerontologia Clínica
5
2020-2021
02018464
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano da segunda fase do Mestrado Integrado em Psicologia sub-área de Psicogerontologia Clínica.
Métodos de Ensino
O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias activas (observação e participação nas actividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efectuada pela FPCE é também tutorial e activa, implicando a apresentação e discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
Preparar o estagiário para a profissionalização,integrando-o em contextos de trabalho do "psicólogo clínico", em actividades relacionadas com o envelhecimento saudável e patológico;
Proporcionar experiências formativas em contexto profissional, onde os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Psicologia possam ser aplicados e desenvolvidos, articulando teoria/prática/investigação;
Promover a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos/competências sujacentes à prática clínica;
Favorecer o desenvolvimento profissional/pessoal, necessários ao desempenho da profissão e à aprendizagem ao longo da vida.
Competências a desenvolver
a) Clínicas:
Avaliação (neuro)psicológica com elaboração de relatórios de caso
Reabilitação,aconselhamento,psicoterapia, projectos na comunidade).
b) Pessoais/interpessoais:
Responsabilidade,iniciativa,autonomia
Trabalho em equipa multidisciplinar
Reflexão crítica e auto-avaliação do trabalho realizado
Compreender impacto dos estereótipos.
Estágio(s)
NãoPrograma
De acordo com a especificidade dos estágios, neste campo reportam-se mais actividades do que conteúdos programáticos.
1.Seminário de preparação do estágio.
2.Integração do estagiário na instituição e na equipa clínica:
2.1 Conhecimento da equipa, da instituição e do trabalho aí realizado;
2.2 Acompanhamento dos profissionais nas actividades realizadas na instituição (e.g., hospital).
3.Aprofundamento e aplicação dos conhecimentos e competências em contexto profissional, em regime de tutoria:
3.1 Avaliação (neuro)psicológica e elaboração de relatórios de casos;
3.2 Intervenção (reabilitação cognitiva, aconselhamento, psicoterapia, projectos/programas na área do envelhecimento implementados na comunidade);
3.3 Participação activa nas reuniões clínicas multidisciplinares;
3.4 Elaboração de relatórios de estágio (relatório intercalar e relatório final de estágio).
4. Supervisão do estágio realizada na FPCEUC:
4.1 Apresentação, discussão e orientação de avaliações e intervenções de casos
Docente(s) responsável(eis)
Mário Manuel Rodrigues Simões
Métodos de Avaliação
Avaliação
Os alunos são avaliados por um júri de três elementos, que inclui obrigatoriamente o orientador. Na avaliação terão como elemento de referência, entre outros, o relatório de estágio entregue pelo aluno no final do ano lectivo: 100.0%
Bibliografia
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