Estágio em Psicologia Forense

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02018436
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve ter concluído com sucesso o 1º ano do mestrado

Métodos de Ensino

O ensino baseia-se em metodologias ativas (exercício de competências práticas) num espaço profissional específico: observação, treino e exercício autónomo da atividade professional do psicólogo na Instituição de estágio; apresentação, discussão e reflexão sobre casos e temáticas na FPCEUC. 

O estágio organiza-se em dois períodos:

- Preparação do estágio e integração / adaptação na equipa e na prática psicológica (de Outubro a Dezembro)

- Desenvolvimento pleno das atividades de ensino-aprendizagem previstas para o estágio (de Janeiro a Junho)

Resultados de Aprendizagem

Objetivos de ensino

- Proporcionar ao estudante experiências de prática psicológica em contexto real, onde os conhecimentos adquiridos no curso de mestrado possam ser aplicados e desenvolvidos;

- Favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário com vista ao estabelecimento de autonomia.

 Objetivos de aprendizagem:

- Desenvolvimento de competências de avaliação psicológica em contextos forenses (condução de entrevista clínica forense; aplicação de provas psicológicas; cotação e interpretação dos resultados; elaboração de relatório);

- Desenvolvimento de competências de intervenção psicoterapêutica e/ou psicoeducativa em contextos forenses;

- Desenvolvimento de competências de trabalho em equipa, nomeadamente em equipa multiprofissional;

- Reflexão crítica e autoavaliação do trabalho realizado

Estágio(s)

Sim

Programa

Os conteúdos programáticos envolvem a prática da Psicologia Forense, designadamente:

- Avaliação psicológica: do dano e da capacidade testamentária; avaliação na área da Família (responsabilidades parentais; promoção e proteção); na área da LTE; no sistema penal.

- Intervenção: a) na área da Família- responsabilidades parentais e promoção e proteção de crianças; b) na área Tutelar Educativa; c) em contexto prisional; d) com vítimas de crime.

- Reflexão sobre a identidade, competências, responsabilidades e ética do Psicólogo Forense

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração de relatório de estágio com apreciação por júri: 100.0%

Bibliografia

Boyd-Franklin,N.(2016).Therapy in the real world: effective treatments for challenging problems.London:G

Bush, S.S., Demakis, G.J., Rohling, M. L. (Eds) (2017). APA Handbook of Forensic Neuropsychology. Washington, DC: APA

Drogin, E. Y., Dattilio, F. M., Sadoff, R. L., Gutheil, T. G. (2011). Handbook of forensic assessment: Psychological and psychiatric perspectives. New York: Wiley.

Goldstein, M. L. (2015). Handbook of Child Custody. London:Springer.

Graham, J. T. & Crighton, D. A. (2015). Forensic psychology. Chichester:Wiley.

Huss M. T. (2014). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications (2nd ed.) Malden MA: Wiley.

Rijo, D., Brazão, N., Ribeiro da Silva, D. & Vagos, P. (2017). Intervenções psicológicas com jovens agressores. PACTOR

Simões, M.R., et al. (2017). Avaliação neuropsicológica em contextos forenses: Fundamentos, protocolo e instrumentos de avaliação. In F. Vieira, A. C. Cabral & C. B. Saraiva (Coord.), Manual de Psiquiatria Forense. Lisboa: Pactor.