Estágio em Psicologia Forense
5
2019-2020
02018436
Psicologia
Português
Presencial
30.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano da segunda fase do Mestrado Integrado em Psicologia sub-área de Psicologia Forense.
Métodos de Ensino
O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias activas (observação e participação nas actividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efectuada pela FPCE é também tutorial e activa, implicando a apresentação e discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos:
- Preparar o estudante para a profissionalização, integrando-o no mundo do trabalho do psicólogo clínico forense, promovendo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências subjacentes à prática psicológica a nível da avaliação psicológica e da intervenção, em contexto forense;
- Proporcionar ao estudante experiências de prática psicológica em contexto profissional, onde os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação em Psicologia possam ser aplicados e desenvolvidos;
- Favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário com vista ao estabelecimento de autonomia.
Competências:
-De Avaliação psicológica (de condução de entrevista clínica forense; de aplicação de provas psicológicas; de cotação e interpretação dos resultados; de elaboração de relatório);
- De Intervenção psicoterapêutica (planificação e cndução de processos terapêuticos no contexto forense);
- Trabalho em equipa;
- Reflexão crítica e auto-avaliação do trabalho realizad
Estágio(s)
NãoPrograma
Os conteúdos programáticos envolvem a prática da Psicologia Forense em:
- Avaliação psicológica: do dano e da capacidade testamentária; avaliação na área da Família (responsabilidades parentais; promoção e proteção da criança/adolescente); na área da LTE e da delinquência juvenil; no sistema penal.
- Intervenção terapêutica: intervenção familiar e parental; com jovens delinquentes; com agressores no âmbito do sistema penal; com vítimas.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Marques Alberto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Os alunos são avaliados por um júri de três elementos, que inclui obrigatoriamente o orientador. Na avaliação terão como elemento de referência, entre outros, o relatório de estágio entregue pelo aluno no final do ano lectivo: 100.0%
Bibliografia
Boyd-Franklin,N.(2016).Therapy in the real world: effective treatments for challenging problems.London:G
Bush, S.S., Demakis, G.J., Rohling, M. L. (Eds) (2017). APA Handbook of Forensic Neuropsychology. Washington, DC: APA
Drogin, E. Y., Dattilio, F. M., Sadoff, R. L., Gutheil, T. G. (2011). Handbook of forensic assessment: Psychological and psychiatric perspectives. New York: Wiley.
Goldstein, M. L. (2015). Handbook of Child Custody. London:Springer.
Graham, J. T. & Crighton, D. A. (2015). Forensic psychology. Chichester:Wiley
Huss M. T. (2014). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications (2nd ed.) Malden MA: Wiley.
Rijo, D., Brazão, N., Ribeiro da Silva, D. & Vagos, P. (2017). Intervenções psicológicas com jovens agressores. PACTOR
Simões, M.R., et al. (2017). Avaliação neuropsicológica em contextos forenses: Fundamentos, protocolo e instrumentos de avaliação. In F. Vieira, A. C. Cabral & C. B. Saraiva (Coord.), Manual de Psiquiatria Forense. Lisboa: Pa