Estágio em Psicologia Forense

Ano
5
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018436
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os estudantes devem ter terminado com sucesso o 1º ano da segunda fase do Mestrado Integrado em Psicologia sub-área de Psicologia Forense.

Métodos de Ensino

O ensino é maioritariamente tutorial, baseando-se em metodologias activas (observação e participação nas actividades) na instituição onde o estágio decorre. A supervisão efectuada pela FPCE é também tutorial e activa, implicando a apresentação e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos:

- Preparar o estudante para a profissionalização, integrando-o no mundo do trabalho do psicólogo clínico forense, promovendo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências subjacentes à prática psicológica a nível da avaliação psicológica e da intervenção, em contexto forense;

- Proporcionar ao estudante experiências de prática psicológica em contexto profissional, onde os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação em Psicologia possam ser aplicados e desenvolvidos;

- Favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional do estagiário com vista ao estabelecimento de autonomia.

Competências:

-De Avaliação psicológica (de condução de entrevista clínica forense; de aplicação de provas psicológicas; de cotação e interpretação dos resultados; de elaboração de relatório);

- De Intervenção psicoterapêutica (planificação e cndução de processos terapêuticos no contexto forense);

- Trabalho em equipa;

- Reflexão crítica e auto-avaliação do trabalho realizad

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos envolvem a prática da Psicologia Forense em:

- Avaliação psicológica: do dano e da capacidade testamentária; avaliação na área da Família (responsabilidades parentais; promoção e proteção da criança/adolescente); na área da LTE e da delinquência juvenil; no sistema penal.

- Intervenção terapêutica: intervenção familiar e parental; com jovens delinquentes; com agressores no âmbito do sistema penal; com vítimas.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Os alunos são avaliados por um júri de três elementos, que inclui obrigatoriamente o orientador. Na avaliação terão como elemento de referência, entre outros, o relatório de estágio entregue pelo aluno no final do ano lectivo: 100.0%

Bibliografia

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Goldstein, M. L. (2015). Handbook of Child Custody. London:Springer.

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