Multicriteria Decision Aiding

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03015015
Área Científica
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

n.a.

 

Métodos de Ensino

Ensino em sala de aula:

- Exposição dos temas em debate com os estudantes (estudante-estudante e estudante-docente).

- Resolução (pelos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, ou pelo docente) de casos ilustrativos do interesse prático dos temas e de diferentes estratégias de apoio à decisão.

- Role-playing.

Na exposição de temas e na resolução de casos enfatiza-se a motivação dos estudantes para o estudo dos temas através de exemplos concretos, mencionando-se investigação em que o docente esteja ou tenha estado envolvido.

 

Avaliação:

- Trabalho de pesquisa em grupo (p.ex. realizar uma investigação sobre decisões de consumidores) – 50%.

- Trabalho individual de estudo e apresentação de software para avaliação multicritério – 50%.

 

Apesar de não existir formalmente um horário de orientação tutorial, o estudante pode visitar o docente para esclarecer dúvidas, debater algum tema, ou procurar orientação para o trabalho.

Resultados de Aprendizagem

OA1. Saber estruturar um modelo de avaliação multi-critério.

OA2. Conhecer e aplicar alguns métodos de avaliação multi-critério de natureza muito diversa.

OA3. Reconhecer que existem múltiplas metodologias de avaliação multicritério, com vantagens e inconvenientes associados a cada uma, sabendo ainda sustentar que há umas mais adequadas do que outras.

OA4. Ser capaz de conduzir processos de decisão envolvendo múltiplos critérios, seja no papel de quem decide, seja no papel de consultor, utilizando os métodos apropriados.

Estes resultados de aprendizagem contribuem para desenvolver capacidades genéricas de raciocínio crítico, de análise e de síntese, de resolução de problemas, de interpretação e gestão de informação e de interação em grupo.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular aborda a arte e a ciência de tomar decisões em que seja necessário conciliar múltiplos objetivos ou critérios de avaliação (análise multicritério). As metodologias de apoio à decisão são apresentadas de forma crítica, chamando ainda a atenção para a parametrização dos modelos e para a comunicação de resultados. Estudam-se:

1. a fase de estruturação: atores, problemáticas, ações e critérios.

2. métodos baseados em funções de valor (modelo aditivo) e métodos de prevalência (ELECTRE e outros).

3. panorama de métodos e software para apoiar a avaliação multicritério.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Cândido Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de pesquisa em grupo : 50.0%
Trabalho individual de estudo e apresentação de software para avaliação multicritério : 50.0%

Bibliografia

BELTON, Valerie ; STEWART, Theodor J. - Multiple criteria decision analysis : an integrated approach. 2nd printing  Boston : Kluwer Academic Publishers, 2003. [BP 519.8 BEL]

DIAS, Luís C. — Apontamentos de análise de decisão : como considerar múltiplos critérios. Coimbra : FEUC, 2002. [BP 519.8 DIA]

 EVALUATION and decision models: a critical perspective. Denis Bouyssou [et al.]. Boston : Kluwer Academic Publishers, 2000. [BP 519.8 EVA]

 ROY, Bernard ; BOUYSSOU, Denis — Aide multicritère à la décision : méthodes et cas. Paris : Economica, 1993. [BP 519.8 ROY]

 Artigos científicos / Journal papers.