Gestão de Conhecimento

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03014992
Área Científica
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Tendo em conta os objetivos da unidade curricular e a especificidade das competências a desenvolver pelos doutorandos, é adoptada uma abordagem de ensino que privilegia a exposição de conteúdos fundamentais para cada tema, com recurso a meios audiovisuais, complementado com a discussão em pequenos grupos ou reflexão com o grande grupo.

Cada aula será dividida em duas partes: (1) exposição de um determinado tema com intervenções dos doutorandos; (2) sessões organizadas, moderadas pelo professor, onde cada grupo apresenta um artigo sendo depois alargada a discussão.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se dar a conhecer um novo paradigma na gestão das organizações, que se afasta do tradicional paradigma de gestão tradicional (assente sobretudo em enquadramentos financeiros e contabilísticos que enfatizam os custos e a contabilização das “coisas” que podem ser facilmente quantificáveis), que salienta o papel do conhecimento como um recurso crítico e estratégico dentro das organizações, nomeadamente no que se refere à sua competitividade, eficácia e efectividade.

O objetivo final desta unidade curricular é o de fornecer aos doutorandos os conhecimentos indispensáveis para compreenderem o actual estado de arte da gestão do conhecimento e dominarem alguns dos seus principais conceitos. Nomeadamente, a sua origem, as diferentes perspectivas de análise, a aprendizagem organizacional, os diferentes campos de utilização do conhecimento e as ferramentas da gestão do conhecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução e estado da arte da Gestão do Conhecimento

Aspectos conceptuais

Organizações e aprendizagem

Campos de utilização do conhecimento

Ferramentas da gestão do conhecimento e as novas tecnologias

Captura e codificação do conhecimento. 

Docente(s) responsável(eis)

Víctor Manuel dos Reis Raposo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Desenvolvimento de um trabalho individual (60%) e a apresentação e discussão de um artigo em grupo (40%): 100.0%

Bibliografia

DALKIR, Kimiz - Knowledge management in theory and practice. 2nd ed. Cambridge, Mass. : MIT Press, 2011. [330.1 DAL]

HISLOP, Donald - Knowledge management in organizations : a critical introduction. 2nd ed. Oxford ; Oxford University Press, 2009. [330.341 HIS]

KNOWLEDGE creation and management : new challenges for managers. Editors-in-chief Kazuo Ichijo, Ikujiro Nonaka. Oxford : Oxford University Press, 2007. [65.01 KNO]

O'DELL, Carla S. ; HUBER, Cindy - The new edge in knowledge : how knowledge management is changing the way we do business. Hoboken : Wiley Publishing, 2011. [330.341 ODE]

Para além da bibliografia geral aqui indicada será fornecida bibliografia complementar para cada um dos temas abordados. Essa bibliografia será colocada no InforEstudante.

Apart from this general bibliography will be provided specific bibliography for each of the covered topics. This bibliography will be placed in Inforestudante.