Gestão de Conhecimento

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03014992
Área Científica
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição de conteúdos fundamentais para cada tema, com recurso a meios audiovisuais. Discussão em pequenos grupos ou reflexão com o grande grupo.

Regime geral, através da realização de um exame final (100%), ou regime de avaliação contínua, através do desenvolvimento de um trabalho individual (60%) e a apresentação e discussão de um artigo (40%). O tema do trabalho é escolhido de entre um conjunto de alternativas a divulgar nas aulas; alternativamente os alunos poderão sugerir outros temas, desde que enquadrados nas diversas temáticas abordadas; os aspectos a discutir no trabalho deverão ser discutidos com o responsável da disciplina. O artigo é escolhido de entre um conjunto de alternativas a divulgar nas aulas; para além da apresentação deverá ser entregue um resumo do artigo escolhido; o tempo de apresentação é de 10 minutos com mais 5 minutos para discussão.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se dar a conhecer um novo paradigma na gestão das organizações, que se afasta do tradicional paradigma de gestão tradicional (assente sobretudo em enquadramentos financeiros e contabilísticos que enfatizam os custos e a contabilização das “coisas” que podem ser facilmente quantificáveis), que salienta o papel do conhecimento como um recurso crítico e estratégico dentro das organizações, nomeadamente no que se refere à sua competitividade, eficácia e efectividade.

O objectivo final desta unidade curricular é o de fornecer aos alunos os conhecimentos indispensáveis para compreenderem o actual estado de arte da gestão do conhecimento e dominarem alguns dos seus principais conceitos. Nomeadamente, a sua origem, as diferentes perspectivas de análise, a aprendizagem organizacional, os diferentes campos de utilização do conhecimento e as ferramentas da gestão do conhecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução – breves notas sobre a Gestão do Conhecimento, a organização do conhecimento, características e evolução de uma disciplina emergente, breve incursão pela variedade de perspectivas e abordagens (conceptual, processos e actividades, tecnológica, organizacional, gestão, implementação).

Estado da arte – perspectiva conceptual do conhecimento e da gestão do conhecimento (conhecimento, hierarquias do conhecimento, tipologias do conhecimento, especificidade do conhecimento como recurso, características dentro das organizações, geração de recursos nas organizações, gestão do Conhecimento, criação de conhecimento, actividades e processos).

Organizações e aprendizagem – modelo de aprendizagem organizacional; cultura organizacional; estilos de liderança e de gestão; orientações globais de aprendizagem; factores facilitadores da gestão do conhecimento; estratégias de actuação.

Campos de utilização do conhecimento – capital intelectual, memória organizacional, inteligência competitiva, trabalhador do conhecimento, modelo administrativo para a criação do conhecimento, apoio à decisão.

Ferramentas da gestão do conhecimento e as novas tecnologias – diferentes actores e diferentes linguagens; perspectivas focadas nas práticas, nas estratégias e na conversão; algumas ferramentas (motores de pesquisa, data mining, mapas do conhecimento, intranets, call centres, comunidades de prática ou redes de peritos, CRM, groupware, portais, etc).

Docente(s) responsável(eis)

Víctor Manuel dos Reis Raposo

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
apresentação e discussão de um artigo : 40.0%
desenvolvimento de um trabalho individual : 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

DALKIR, Kimiz - Knowledge management in theory and practice. 2nd ed. Cambridge, Mass. : MIT Press, 2011.

GRAF, Alexander - Knowledge management implementations : a reference model for implementing of knowledge management in small and medium-sized enterprises. Saarbrücken : VDM Verlag Dr. Müller GmbH & Co, 2011.

HISLOP, Donald - Knowledge management in organizations : a critical introduction. 2nd ed. Oxford ; Oxford University Press, 2009.

IDENTIFYING, measuring, and valuing knowledge-based intangible assets : new perspectives. [edited by] Belen Vallejo-Alonso, Arturo Rodriguez-Castellanos, Gerardo Arregui-Ayastuys. Hershey : Information Science Reference, 2011.

KNOWLEDGE creation and management : new challenges for managers. Editors-in-chief Kazuo Ichijo, Ikujiro Nonaka. Oxford : Oxford University Press, 2007.

KNOWLEDGE management : concepts and best practices. Editors Kai Mertins, Peter Heisig, Jens Vorbeck. Berlin : Springer-Verlag, 2003.

KNOWLEDGE management handbook. Edited by Jay Liebowit. Boca Raton : CRC Press, 1999.

MALHOTRA, Yogesh - Knowledge management and business model innovation. Hershey : Idea Group Publishing, 2001.

O'DELL, Carla S. ; HUBER, Cindy - The new edge in knowledge : how knowledge management is changing the way we do business. Hoboken : Wiley Publishing, 2011.

REZGUI, Yacine ; MILES. John - Harvesting and managing knowledge in construction : from theoretical foundations to business applications. Abingdon : Spon Press, 2011.

Para além da bibliografia geral aqui indicada será fornecida bibliografia complementar para cada um dos temas abordados. Essa bibliografia será colocada no InforEstudante.

 Apart from this general bibliography will be provided specific bibliography for each of the covered topics. This bibliography will be placed in Inforestudante.