Análise de Decisão

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03014981
Área Científica
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Ensino em sala de aula:

- Exposição dos temas em debate com os estudantes (estudante-estudante e estudante-docente).

- Resolução (pelos estudantes, individualmente ou em pequenos grupos, ou pelo docente) de casos ilustrativos do interesse prático dos temas e de diferentes estratégias de apoio à decisão.

- Role-playing.

Na exposição de temas e na resolução de casos enfatiza-se a motivação dos estudantes para o estudo dos temas através de exemplos concretos (notícias de jornal, anúncios de emprego). Quando oportuno, menciona-se investigação em que o docente esteja ou tenha estado envolvido.

 

Avaliação:

- Prova escrita – 80%.

- Trabalho de aplicação individual (resolver um caso) – 20%.

 

Apesar de não existir formalmente um horário de orientação tutorial, o estudante pode visitar o docente para esclarecer dúvidas, debater algum tema, ou procurar orientação para o trabalho.

Resultados de Aprendizagem

OA1. Evitar alguns dos enviesamentos mais comuns em situações de incerteza, identificando as heurísticas que lhes estão associadas.

OA2. Conhecer e aplicar os critérios clássicos de decisão em incerteza.

OA3. Reconhecer que as múltiplas metodologias para apoio à decisão em incerteza possuem vantagens e inconvenientes, sabendo ainda sustentar quais as mais adequadas em cada situação.

OA4. Recomendar as situações em que se justifica investir em estudos que visem obter mais informação.

OA5. Intervir em processos de decisões sequenciais, seja no papel de quem decide, seja no papel de consultor, através da construção de modelos adequados para apoiar o diálogo com os intervenientes e lidar com incerteza.

Estes resultados de aprendizagem contribuem para desenvolver capacidades genéricas de raciocínio crítico, de análise e de síntese, de resolução de problemas, e de interpretação e gestão de informação.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta unidade curricular apresenta a área de Análise de Decisão na sua aceção clássica, a saber, aquela que conjuga a abordagem bayesiana e a teoria da utilidade. Sem descurar alguns aspetos comportamentais, enfatiza-se o estudo e aplicação de uma metodologia coerente para situações de decisão em incerteza e onde a subjetividade do decisor desempenha um papel fundamental.

Principais temas:

1. Enviesamentos e heurísticas.

2. Critérios clássicos de decisão em incerteza

3. Árvores de decisão e diagramas de influência

4. Valor da informação.

5. Teoria da utilidade esperada.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de aplicação individual (resolver um caso) : 20.0%
Prova escrita : 80.0%

Bibliografia

CLEMEN, Robert T. - Making hard decisions: an introduction to decision analysis. 2nd ed.. Pacific Grove: Duxbury Press, 1996. [BP 519.8 CLE].

GOODWIN, Paul; WRIGHT, George — Decision analysis for management judgment. Chichester: John Wiley & Sons, 2001. [BP 519.8 GOO]

RAIFFA, Howard — Decision analysis: introductory lectures on choices under uncertainty. New York: McGraw-Hill, 1976. [BP 519.8 RAI]

WINTERFELDT, Detlof von; EDWARDS, Ward — Decision analysis and behavioral research. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. [BP 519.8 WIN]