Sexologia Clínica

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018352
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de: Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica,  Modificação do Comportamento e Psicopatologia I e II.

Métodos de Ensino

Dado o formato da UC a metodologia de ensino será expositiva, interativa e prática (sobretudo, com exemplificações de casos clínicos), em contexto de sala de aula. 

Resultados de Aprendizagem

1) Conhecer a sexualidade e o comportamento sexual, ao longo do ciclo de vida; 2) Caraterizar as perturbações sexuais (PS) femininas e masculinas, com maior ênfase para as mais pertinentes em psicologia clínica e mais prevalentes; 3) Enquadrar as PS nos principais sistemas de classificação e diagnóstico, em especial o DSM-5; 4) Dominar a concetualização cognitivo-comportamental para as perturbações sexuais e compreender outras concetualizações psicológicas. Descrever os métodos de avaliação dasPS mais usados; 5) Conhecer e compreender as intervenções cognitivo-comportamentais, e outras abordagens fundamentais – Terapia Sexual-, terapia de Casal, treino comunicacional, para as PS.

Competências a desenvolver

Pretende-se que os alunos: 1) adquiram conhecimentos dos vários modelos teóricos de compreensão das PS, e os saibam distinguir epistemológica e concetualmente; 2) compreendam a sua relevância clínica e implicações; 3) adquiram ferramentas e competências clínicas fundamentais prática

Estágio(s)

Não

Programa

1.Enquadramento da sexologia clínica – sexualidade e comportamento sexual ao longo do ciclo de vida.

2.Disfunções sexuais: caraterísticas diagnósticas, prevalência e comorbilidade

3.Modelos teóricos de compreensão das disfunções sexuais

3.1. Fatores psicológicos associados às disfunções sexuais

3.2. Modelos Clássicos (Masters & Johnson; Kaplan)

3.3. Modelo cognitivo-comportamentais gerais (Barlow; Baker; Nobre & Pinto-Gouveia)

3.4. Modelos psicológicos específicos (Basson)

4.Avaliação e Intervenção cognitivo-comportamental para as disfunções sexuais

5.Outros domínios da sexologia clínica: perturbações parafílicas e disforia de género – considerações gerais

6.Vários modelos de intervenção terapêutica (médico-biológica e psicológica). A importância da relação terapêutica e da abordagem ser multidisciplinar.

7. O futuro da sexologia clínica: Modelos de intervenção empiricamente validados

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

1) Fonseca, L., Figueiredo, M., & Nobre, P. (2003). As terapias sexuais: novos desenvolvimentos das abordagens psicológicas. In Fonseca, L., Soares, C. & Machado Vaz, J. (Coords.). A sexologia–perspectiva multidisplinar I. (pp. 291-358). Coimbra: Quarteto Editora.

2) Kaplan, H. S. (1979). Disorders of sexual desire. New York: Brunner/Mazel Publishers

3) Katz, A. (2016). The Circle of Female Sexual Desire—Have We Come a Long Way?. Nursing for Women's Health, 20(3), 235-238.

4) Masters, W.H., & Johnson, V.E. (1970). Human Sexual Inadequency. Nova Iorque: Bantam Books.

5) Nobre, P. (2006). Disfunções sexuais: teoria, investigação e tratamento. Lisboa: Climepsi.

6) Nobre, P. J., & Pinto‐Gouveia, J. (2006). Dysfunctional sexual beliefs as vulnerability factors for sexual dysfunction. Journal of sex research, 43(1), 68-75.

7) Nobre, P. J. (2009). Determinants of sexual desire problems in women: Testing a cognitive-emotional model. Journal of sex & marital therapy, 35(5), 360-377.