Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Contextos Específicos na Infância e Adolescência

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018348
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

É aconselhável os alunos terem realizado previamente as disciplinas de Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, e Psicopatologia I e II.

Métodos de Ensino

Tendo em conta que se trata de uma UC teórico-prática, a metodologia de ensino será maioritariamente expositiva, interactiva e prática, com recurso ao roleplay, trabalho em pequenos grupos e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos

Familiarizar os alunos com os modelos conceptuais cognitivo-comportamentais mais relevantes para a prática clínica

Abordar as perturbações mais prevalentes na infância e adolescência e os contextos em que mais frequentemente se podem manifestar

Abordar as intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas e eficazes para abordar as perturbações específicas em contextos específicos (e.g., problemas de saúde, contexto escolar, divórcio)

Resultados de aprendizagem

Aquisição  de conhecimentos básicos acerca dos modelos conceptuais e de intervenção cognitivo-comportamentais

Aquisição  de conhecimentos específicos de algumas das perturbações mais prevalentes na infância e adolescência

Aquisição de conhecimentos sobre a aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais no âmbito de diversos contextos

Desenvolvimento da capacidade de conceptualizar casos simples, e de elaborar e levar a cabo intervenções específicas em contextos específicos

Estágio(s)

Não

Programa

1. Paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais básicos em terapia cognitivo-comportamental

2. Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais (CC) em crianças  e adolescentes em contexto escolar e desportivo:

2.1. Problemas de comportamento em situação de sala de aula

2.2. Perturbação de ansiedade social (dificuldades na interacção social e ansiedade de desempenho)

3. Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção CC em crianças e adolescentes que se confrontam com situações indutoras de stress: intervenção preventiva e intervenções dirigidas a posteriores perturbações da adaptação ou perturbações de pós-stress traumático.

3.1. Entrada para a escola ou mudança de escola

3.2. Nascimento de um irmão

3.3. Separação ou divórcio dos pais

3.4. Reacções de luto

3.5. Acidentes e outros acontecimentos traumáticos

4. Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção CC em crianças e adolescentes com problemas de saúde (internamento, doença crónica e dor)

Métodos de Avaliação

Periódica
Exame: 50.0%
Trabalho de revisão bibliográfica ou caso prático: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Barros, M.L. (2003). Psicologia pediátrica. Lisboa: Climepsi.

DuPaul, G. J. & Stoner, G. (2003). ADHD in the schools: assessment and intervention strategies. New York: Guilford.

Hughes, J. N. (1988). Cognitive behaviour therapy with children in schools. New York: Pergamon Press.

Roberts, M. C. & Steele, R. G. (Eds) (2010). Handbook of pediatric psychology. New York: Guilford.

Salvador, M. C. (2009). Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada. Tese de Doutoramenteo não publicada, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educação da Universidade de Coimbra.

Schroeder, C.S. & Gordon, B.N. (2002). Assessment and treatment of childhood problems. New York: Guilford Press.

Smith, P., Perrin, S., Yule, W. & Clark, D. (2009). Post traumatic stress disorder: cognitive therapy with children and young people (CBT with children, adolescents and families). London: Routledge.