Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Contextos Específicos na Infância e Adolescência
4
2019-2020
02018348
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos tenham realizado previamente as disciplinas de Psicopatologia I e II, Psicologia do Desenvolvimento I e II, Modificação do Comportamento e Modelos Comportamentais e Cognitivos
Métodos de Ensino
Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos acerca das problemáticas mais comuns encontradas em contextos escolares, desportivos, familiares, e de saúde, sua compreensão e intervenção terapêutica á luz dos modelos cognitivo-comportamentais.
Competências a desenvolver
- Conhecimentos básicos acerca dos modelos conceptuais e de intervenção cognitivo-comportamentais
- Conhecimentos específicos acerca de algumas das problemáticas mais prevalentes na infância e adolescência que podem surgir nos diversos contextos em que a criança se movimenta
- Aquisição de conhecimentos sobre a aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais no âmbito escolar, desportivo, familiar, médico e situações traumáticas em crianças e adolescentes
- Capacidade de efetuar conceptualizações de casos simples, e de elaborar e levar a cabo intervenções terapêuticas específicas nos contextos específicos em que surgem.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais em terapia cognitivo-comportamental
- Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais em crianças e adolescentes em contexto escolar e desportivo:
- Dificuldades de comportamento em situação de sala de aula
- Recusa à escola
- Perturbação de ansiedade social (interação social e ansiedade de desempenho)
- Depressão
- Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais em crianças e adolescentes que se confrontam com situações indutoras de stress:
- Entrada para a escola ou mudança de escola
- Nascimento de um irmão
- Separação ou divórcio dos pais
- Reações de luto
- Acidentes e outros acontecimentos traumáticos
- Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais em crianças e adolescentes com problemas de saúde (internamento, doença e dor)
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Washington DC: American Psychiatric Association.
Barros, M.L. (2003). Psicologia pediátrica. Lisboa: Climepsi.
DuPaul, G. J. & Stoner, G. (2003). ADHD in the schools: assessment and intervention strategies. New York: Guilford.
Mennuti, R. B., Freeman, A., & Christner, R. W. (2006). Cognitive-Behavioral Interventions in Educational Settings. New York: Routledge.
Schroeder, C.S. & Gordon, B.N. (2002). Assessment and treatment of childhood problems. New York: Guilford Press.
Smith, P., Perrin, S., Yule, W., & Clark, D. M. (2010). Post traumatic Stress Disorder: Cognitive Therapy with Children and Young People. Hove: Routledge.