Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Contextos Específicos na Infância e Adolescência

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018348
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos tenham realizado previamente as disciplinas de Psicopatologia I e II, Psicologia do Desenvolvimento I e II, Modificação do Comportamento e Modelos Comportamentais e Cognitivos

Métodos de Ensino

Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente atividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos acerca das problemáticas mais comuns encontradas em contextos escolares, desportivos, familiares, e de saúde, sua compreensão e intervenção terapêutica á luz dos modelos cognitivo-comportamentais.

 

Competências a desenvolver

- Conhecimentos básicos acerca dos modelos conceptuais e de intervenção cognitivo-comportamentais

- Conhecimentos específicos acerca de algumas das problemáticas mais prevalentes na infância e adolescência que podem surgir nos diversos contextos em que a criança se movimenta

- Aquisição de conhecimentos sobre a aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais no âmbito escolar, desportivo, familiar, médico e situações traumáticas em crianças e adolescentes

- Capacidade de efetuar conceptualizações de casos simples, e de elaborar e levar a cabo intervenções terapêuticas específicas nos contextos específicos em que surgem.

Estágio(s)

Não

Programa

- Paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais em terapia cognitivo-comportamental

- Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais em crianças  e adolescentes em contexto escolar e desportivo:

            - Dificuldades de comportamento em situação de sala de aula

              - Recusa à escola

            - Perturbação de ansiedade social (interação social e ansiedade de desempenho)

            - Depressão

- Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais em crianças e adolescentes que se confrontam com situações indutoras de stress:

            - Entrada para a escola ou mudança de escola

            - Nascimento de um irmão

            - Separação ou divórcio dos pais

            - Reações de luto

            - Acidentes e outros acontecimentos traumáticos

- Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais em crianças e adolescentes com problemas de saúde (internamento, doença e dor)

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5th ed. Washington DC: American Psychiatric Association.

 

Barros, M.L. (2003). Psicologia pediátrica. Lisboa: Climepsi.

 

DuPaul, G. J. & Stoner, G. (2003). ADHD in the schools: assessment and intervention strategies. New York: Guilford.

 

Mennuti, R. B., Freeman, A., & Christner, R. W. (2006). Cognitive-Behavioral Interventions in Educational Settings. New York: Routledge.

 

Schroeder, C.S. & Gordon, B.N. (2002). Assessment and treatment of childhood problems. New York: Guilford Press.

 

Smith, P., Perrin, S., Yule, W., & Clark, D. M. (2010). Post traumatic Stress Disorder: Cognitive Therapy with Children and Young People. Hove: Routledge.