Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Contextos Específicos na Infância e Adolescência
4
2017-2018
02018348
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável os alunos terem realizado previamente as disciplinas de Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, e Psicopatologia I e II.
Métodos de Ensino
Tendo em conta que se trata de uma UC teórico-prática, a metodologia de ensino será maioritariamente expositiva, interactiva e prática, com recurso ao roleplay, trabalho em pequenos grupos e discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos
Familiarizar os alunos com os modelos conceptuais cognitivo-comportamentais mais relevantes para a prática clínica
Abordar as perturbações mais prevalentes na infância e adolescência e os contextos em que mais frequentemente se podem manifestar
Abordar as intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas e eficazes para abordar as perturbações específicas em contextos específicos (e.g., problemas de saúde, contexto escolar, divórcio)
Resultados de aprendizagem
Aquisição de conhecimentos básicos acerca dos modelos conceptuais e de intervenção cognitivo-comportamentais
Aquisição de conhecimentos específicos de algumas das perturbações mais prevalentes na infância e adolescência
Aquisição de conhecimentos sobre a aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais no âmbito de diversos contextos
Desenvolvimento da capacidade de conceptualizar casos simples, e de elaborar e levar a cabo intervenções específicas em contextos específicos
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais básicos em terapia cognitivo-comportamental
2. Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção cognitivo-comportamentais (CC) em crianças e adolescentes em contexto escolar e desportivo:
2.1. Problemas de comportamento em situação de sala de aula
2.2. Perturbação de ansiedade social (dificuldades na interacção social e ansiedade de desempenho)
3. Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção CC em crianças e adolescentes que se confrontam com situações indutoras de stress: intervenção preventiva e intervenções dirigidas a posteriores perturbações da adaptação ou perturbações de pós-stress traumático.
3.1. Entrada para a escola ou mudança de escola
3.2. Nascimento de um irmão
3.3. Separação ou divórcio dos pais
3.4. Reacções de luto
3.5. Acidentes e outros acontecimentos traumáticos
4. Aplicação dos modelos e estratégias de intervenção CC em crianças e adolescentes com problemas de saúde (internamento, doença crónica e dor)
Métodos de Avaliação
Periódica
Trabalho de revisão bibliográfica ou caso prático: 50.0%
Exame: 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Barros, M.L. (2003). Psicologia pediátrica. Lisboa: Climepsi.
DuPaul, G. J. & Stoner, G. (2003). ADHD in the schools: assessment and intervention strategies. New York: Guilford.
Hughes, J. N. (1988). Cognitive behaviour therapy with children in schools. New York: Pergamon Press.
Roberts, M. C. & Steele, R. G. (Eds) (2010). Handbook of pediatric psychology. New York: Guilford.
Salvador, M. C. (2009). Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada. Tese de Doutoramenteo não publicada, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educação da Universidade de Coimbra.
Schroeder, C.S. & Gordon, B.N. (2002). Assessment and treatment of childhood problems. New York: Guilford Press.
Smith, P., Perrin, S., Yule, W. & Clark, D. (2009). Post traumatic stress disorder: cognitive therapy with children and young people (CBT with children, adolescents and families). London: Routledge.