Perspetiva Evolucionária na Psicologia Clinica
4
2019-2020
02018326
Psicologia
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I, Psicopatologia II, Modificação do Comportamento e Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos.
Métodos de Ensino
Nas aulas recorrer-se-á essencialmente ao método expositivo. No entanto, é privilegiado o debate e a análise crítica dos conteúdos através da análise artigos científicos e de casos clínicos que ilustrem aspetos estudados.
A metodologia de ensino integra, ainda, a realização de fichas de trabalho que visam o desenvolvimento de um raciocínio crítico na leitura de dados empíricos e de formulação de casos clínicos numa perspetiva evolucionária. Exercícios de role-play são usados para o desenvolvimento de competências de intervenção baseada na Terapia Focada na Compaixão.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são:
(1) Apresentar a perspetiva evolucionária na psicologia clínica e contribuir para uma compreensão aprofundada desta perspetiva integradora na compreensão do comportamento normal e perturbado;
(2) Conhecer os contributos das neurociências, do estudo do comportamento animal e de uma vasta gama de subdisciplinas da psicologia para a psicologia evolucionária;
(3) Promover conhecimento acerca da abordagem evolucionária à doença mental;
(4) Adquirir um conhecimento compreensivo dos principais modelos teóricos, dados empíricos e avanços recentes que suportam a aplicação da perspetiva evolucionária no campo da psicologia clínica;
(5) Contribuir para um conhecimento da relação funcional entre sistemas de motivação social, sistemas de regulação emocional (de resposta à ameaça, procura de recursos e de afiliação e segurança) e saúde mental;
(6) Desenvolver competências de formulação e de intervenção baseadas na Terapia Focada na Compaixão.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Enquadramento da perspetiva evolucionária na psicologia clínica:
1.1. A definição de perturbação mental de acordo com a perspetiva evolucionária
1.2. Princípios e construtos de base da abordagem evolucionária nas ciências sociais
1.3. Dados da biologia evolucionária, comportamento animal e neurociências
2. O cérebro humano e a sua história evolutiva
3. Regulação emocional numa abordagem evolutiva:
3.1. Dados das neurociências para a compreensão da regulação emocional
3.2. O modelo tripartido de regulação emocional:
3.2.1. Sistema de Defesa/Ameaça, Sistema de Procura de Incentivos/Recursos, Sistema de Tranquilidade/Cuidados e Segurança: contextualização e função
3.2.2. Interação e equilíbrio entre os sistemas de regulação do afeto e saúde mental
4. Teoria das Mentalidades Sociais:
4.1. A mentalidade de ranking social
4.2. A mentalidade de prestação de cuidados
4.3. Implicações para a prática clínica:
4.3.1. Compaixão e saúde mental
4.3.2. Terapia Focada na Compaixão.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos e práticos a realizar na sala de aula; Nota Final = 1º avaliação (7.5 valores/37.5%) + 2ª avaliação (12.5 valores/ 62.5%): 100.0%
Bibliografia
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Gilbert, P.(2006). Old and new ideas on the evolution of mind and psychotherapy. Clinical Neuropsychiatry, 3(2),139–153.