Terapias Cognitivo-Compotamentais na Doença Crónica

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018315
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos que podem ser adquiridos através da frequência das unidades curriculares de Psicopatologia (I e II), Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos, Modificação do Comportamento e Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I e II.

Métodos de Ensino

Será usado essencialmente o método expositivo, com recurso a meios audiovisuais (PowerPoint) para projeção dos conteúdos teóricos, acompanhado de interação com os alunos. A apresentação de exemplos clínicos acompanhará a exposição dos conteúdos. Numa vertente mais prática utilizar-se-ão exercícios de role-play para desenvolver e treinar competências de avaliação e intervenção. Com o objetivo de mostrar a articulação entre a investigação e a prática clínica serão convidados alguns profissionais de saúde mental que trabalham com DC e realizam investigação na área, seguindo-se um debate guiado.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo é apresentar a aplicação das intervenções cognitivo-comportamentais (CC) no contexto da DC, em termos de avaliação, conceptualização/formulação, intervenção e investigação. Pretende-se que os alunos (1) compreendam o impacto da DC na vida do indivíduo e a relevância das terapias CC neste contexto; e (2) desenvolvam competências de avaliação, formulação e intervenção clínica em diversas DC.  Competências a adquirir: 1.Aquisição de conh. sobre o impacto da DC (individual, casal/familiar) e implicações na qualidade de vida; 2.Aquisição de conh. em temas centrais transversais à DC (comunicação médico-doente; adesão à terapêutica); 3.Aquisição de conh. sobre as especificidades da aplicação dos modelos e estratégias CC às DC; 4.Desenvolvimento de competências de avaliação e formulação CC aplicadas às DC; 5.Aquisição de conh. e competências de intervenção respeitantes a diferentes protocolos de intervenção aplicados à DC e na doença avançada e terminal.

Estágio(s)

Não

Programa

O objetivo da unidade curricular (uc) é apresentar a aplicação das intervenções cognitivo-comportamentais (CC) no contexto da DC, em termos de avaliação, conceptualização/formulação, intervenção e investigação. Pretende-se que os alunos (1) compreendam o impacto da DC na vida do indivíduo e a relevância das terapias CC neste contexto; e (2) desenvolvam competências de avaliação, formulação e intervenção clínica em diversas DC.

Competências a adquirir:

1.Aquisição de conh. sobre o impacto da DC (individual, casal/familiar) e implicações na qualidade de vida;

2.Aquisição de conh. em temas centrais transversais à DC (comunicação médico-doente; adesão à terapêutica);

3.Aquisição de conh. sobre as especificidades da aplicação dos modelos e estratégias CC às DC;

4.Desenvolvimento de competências de avaliação e formulação CC aplicadas às DC;

5.Aquisição de conh. e competências de intervenção respeitantes a diferentes protocolos de intervenção aplicados à DC e na doença avançada e terminal.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho individual, em sala de aula: 25.0%
Trabalho de grupo relativo a uma aplicação prática, com apresentação em sala de aula: 35.0%
Teste individual, em sala de aula: 40.0%

Bibliografia

Baucom,D., Porter,L., Kirby,J., & Hudepohl, J. (2012). Couple-based interventions for medical problems. Behavior Therapy, 43, 61-76.

DiTomasso,R., Golden,B., & Morris,H. (2010). Handbook of CB approaches in primary care. New York:Springer.

Gee,P., Greenwood,D., Paterniti,D., Ward,D., & Miller,L. (2015). The eHealth enhanced chronic care model:A theory derivation approach. JMIR, 17, e86.

 Moorey, S. & Greer, S. (2012). Oxford guide to CBT for people with cancer. Oxford:Oxford University Press.

 

 Moss-Morris, R. (2013). Adjusting to chronic illness: Time for a unified theroy. British Journal of Health Psychology, 18, 681-686.

 Safran, S., Gonzalez, J., & Soroudi, N. (2008). Coping with chronic illness: A CBT approach for adherence and depression. Oxford:Oxford University Press.

 Sage,N., Sowden,M., Chorlton,E., & Edeleanu,A. (2008). CBT for chronic illness and palliative care. Chichester:John Wiley & Sons Ltd.

Taylor, R. (2006). CBT for chronic illness and disability.New York:Springer.