Terapias Cognitivo-Compotamentais na Doença Crónica

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018315
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns

Resultados de Aprendizagem

Objetivo geral: apresentar a aplicação do modelo de compreensão e intervenção cognitivo-comportamental (CC) ao contexto da doença crónica (DC). Pretende-se que os alunos (1) compreendam o impacto de uma DC na vida do indivíduo e a relevância das terap CC neste contexto; (2) desenvolvam competências de avaliação, formulação e intervenção clínica nos casos de DC.

Competências a adquirir:

1. Aquisição de conh. sobre o impacto da DC (ind e familiar) e sobre o conceito de qualidade vida;

2. Aq. de conh. sobre as especificidades da aplicação dos modelos e estratégias CC às DC;

3. Promover a reflexão sobre o impacto da DC nos profissionais de saúde e sobre a importância da comunicação com os doentes;

4. Des. competências de avaliação e formulação CC aplicadas às DC;

5. Aq. de conhecimentos e competências de intervenção relativos a diferentes protocolos de intervenção aplicados a diferentes DC;

6. Des. competências de avaliação e intervenção nos casos de doença avançada e terminal

Estágio(s)

Não

Programa

1. Doença crónica e qualidade de vida

1.1. Doença crónica (DC): definição e epidemiologia

1.2. O impacto individual, conjugal e familiar da DC

1.3. A qualidade de vida (QdV) e a QdV relacionada com a saúde

2. Aplicação do modelo CC à doença crónica

2.1. Importância da abordagem CC nos casos de DC

2.2. Evidência empírica da eficácia terapêutica do modelo CC nos casos de DC

2.3. O processo de intervenção: Avaliação; Formulação; Estratégias de intervenção (comportamentais; cognitivas; interv. em grupo; estratégias CC de 3.ª geração)

3. A intervenção com o casal e a família

3.1. O impacto da DC na família

3.2. O papel da família e do casal na gestão da doença

4. Doença terminal e avançada: cuidados paliativos

4.1. Estratégias de intervenção com o doente e (4.2.) com a família

5. Os profissionais de saúde

5.1. Sobrecarga dos profissionais

5.2. A comunicação com o doente e família

6. Aplicação do modelo CC à DC (e.g. Cancro; HIV/SIDA; Infertilidade; Dor crónica; Diabetes)

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero Canavarro

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho individual, fora da sala de aula: 25.0%
Teste individual, em sala de aula: 37.5%
Trabalho de Grupo relativo a uma aplicação prática: 37.5%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Moorey, S. & Greer, S. (2012). Oxford Guide to CBT for People with Cancer. Oxford: Oxford University Press.

Nikcevic, A., Kuczmierczyk, A., & Bruch, M. (Eds.).(2006). Formul and treatment in clinical health psychology. Hove: Routledge.

Sage, N., Sowden, M., Chorlton, E., & Edeleanu, A. (2008). CBT for chronic illness and palliative care: A workbook and toolkit. Chichester: John Wiley & Sons Ltd.

Salmon, P. (2000). Psychology of medicine and surgery: A guide for psychologists, counselors, nurses and doctors. Chichester:John Wiley & Sons Ltd.

Safren, S., Gonzalez, J., Soroudi, N. (2008). Coping with Chronic Illness: A CB therapy approach for adherence and depression. New York: Oxford University Press.

Taylor, R.(2006). Cognitive Behavioral Therapy for Chronic Illness and Disability. New York: Springer.

White,C. A. (2001). Cognitive-behaviour therapy for chronic medical problems: A guide to assessment and treatment in practice. Chichester: John Wiley & Sons Ltd.