Intervenções Psicológicas em Problemas de Saúde

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018309
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos e Psicopatologia I  e II.

Métodos de Ensino

Método expositivo e interrogativo, discussão em grande gupo, uso de audio-visuais para projeção de diagramas com os tópicos dos conteudos lecionados.

Role-play e exercícios de simulação para desenvolver aptidões de avaliação e de intervenção.

Também é proposta a realização de pesquisas, em pequenos grupos, que são apresentadas e discutidas na aula.

Ocasionalmente são convidadas pessoas para falar sobre temáticas específicas, como sobre alguma patologia (p.ex., Presidente da Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia, um técnico que trabalha com doentes dibéticos.

Resultados de Aprendizagem

Um movimento importante da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem sido a sua aplicação à saúde e da doença. Tem-se salientado, particularmente, a relevância da aplicação do modelo cognitivo-comportamental à doença física.

A TCC tem sido utilizada, com sucesso, em diversos problemas de saúde e pode ser uma abordagem ideal para ajudar o doente a minimizar o impacto psicológico negativo da sua doença e para ajudar na promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

A TCC tem-se revelado particularmente eficaz no manejo do stress, no tratamento de problemas psicológicos em comorbilidade com doença física e no tratamento interdisciplinar da doença.

 O principal objetivo da disciplina é dar a conhecer o desenvolvimento da TCC no campo dos problemas de saúde, em termos de avaliação, conceptualização, intervenção e investigação. Pretende-se também a aquisição de conhecimentos sobre a aplicação da abordagem cognitivo-comportamental em problemas de saúde específicos.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da disciplina consiste essencialmente em dois módulos principais:

a) Um primeiro módulo introdutório, mais breve, sobre a saúde e sua promoção e sobre o stress e o coping (modelos conceptuais e estratégias de investigação e intervenção).

b) Um segundo módulo, mais extenso, sobre avaliação, conceptualização, intervenção e investigação em várias problemáticas relacionadas com a saúde (tornar-se doente e estar doente; ter sintomas físicos sem causa orgânica; as relações que se estabelecem entre significados, emoções, comportamentos e a doença; o impacto psicológico da doença física e seu tratamento) e em diversos problemas específicos de saúde (asma, diabetes, doença cardíaca, doença oncológica, epilepsia, síndromes como fibromialgia e tabagismo).

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Soares Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

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