Intervenções Psicológicas em Problemas de Saúde

Ano
4
Ano lectivo
2017-2018
Código
02018309
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicopatologia e Psicofisiologia

Métodos de Ensino

Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo, interrogativo de discussão e de pesquisa, com recurso a audio-visuais para projecção de diagramas organizadores da matéria.

Numa vertente mais prática utilizar-se-ão sobretudo exercícios de role-play e de simulação para desenvolver e treinar competências de avaliação e de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

Um dos movimentos recentes mais importantes das intervenções cog.-comp. tem sido a sua aplicação no contexto da saúde e da doença. Tem-se salientado, particularmente, a relevância da aplicação do modelo cog.-comp. à doença física.

A abordagem cog.-comp., e seus novos desenvolvimentos (as terapias de 3.ª geração) têm sido utilizadas, com sucesso, em diversos problemas de saúde e podem ser uma abordagem ideal para ajudar o doente a minimizar o impacto psicológico negativo da sua doença e para ajudar na promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

O principal objectivo desta disciplina é dar a conhecer o desenvolvimento das intervenções cog.-comp.no campo dos problemas de saúde, em termos de avaliação, conceptualização, intervenção e investig.. Pretende-se também a aquisição de conh.sobre a aplicação da abordagem cog.-comp., e seus desenvolvimentos mais recentes, em problemas de saúde específicos.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da disciplina consiste essencialmente em dois módulos principais:

a) Um primeiro módulo introdutório sobre a saúde e sua promoção  e sobre o stress e o coping (modelos conceptuais e estratégias de investigação e intervenção).

b) Um segundo módulo sobre avaliação, conceptualização, intervenção e investigação em vários problemas relacionados com a saúde: tornar-se doente e estar doente; experienciar sintomas; ter sintomas físicos sem causa orgânica; as relações que se estabelecem entre significados, emoções, comportamentos e a doença; o impacto psicológico da doença física e seu  tratamento; problemas relacionados com comportamento alimentar, padrão de sono, consumo de álcool e tabaco. Neste módulo são abordados temas que se relacionam com a experiência de problemas específicos de saúde, nomeadamente, dor e doença crónica (asma, diabetes, doença cardíaca, doença oncológica, problemas pediátricos, intervenções cirúrgicas, procedimentos aversivos e hospitalizações).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Realização de pesquisas e trabalhos que são efectuados pelos alunos e apresentados e discutidos nas aulas. Estes trabalhos contam para a avaliação do aluno assim como a realização duma frequência final.: 100.0%

Bibliografia

Belar, C. D., Deardorff, W.W. & Kelly, K.E (1987). The practice of clinical health Psychology. New York: Pergamon Press.

Buceta, J.M. & Bueno, A.M. (Eds.) (1996). Tratamiento psicológico de hábitos y enfermedades. Madrid: Ediciones Pirámide.

Safran, A.A., Gonzalez, J.S & Soroudi, N. (2008). Coping with chronic illness. A cognitive-behavioral therapy approach for adherence and depression. Therapist guide. Oxford: Oxford University Press.

Safran, A.A., Gonzalez, J.S & Soroudi, N. (2008). Coping with chronic illness. A cognitive-behavioral therapy approach for adherence and depression.Workbook. Oxford: Oxford University Press.

Taylor, R.R. (2006). Cognitive-behavioral therapy for chronic illness and disability. Chicago: Srpinger.

White, C.A. (2001). Cognitive behaviour therapy for chronic medical problems. Chichester: Wiley.

Joyce-Moniz, L. & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde. Desenvolvimento e intervenção. Porto: Edições Asa.