Terapias Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações do Comportamento Alimentar

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02018290
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

  É aconselhável que os alunos tenham obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I, Psicopatologia II, Modificação do Comportamento e Modelos Comportamentais e Modelos Cognitivos.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas recorrer-se-á essencialmente ao método expositivo. No entanto, é privilegiado o debate e a análise crítica dos conteúdos através da análise de casos clínicos que ilustrem aspetos estudados. Nas aulas práticas serão trabalhados casos clínicos, com recurso a exercícios de simulação (role-play) e ao modelamento das competências de avaliação e intervenção clínica.

A articulação entre as aulas teóricas e práticas permitirá uma aproximação à realidade clínica e o treino de competências de avaliação, formulação e na aplicação de diferentes estratégias de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

  Os objetivos da unidade curricular são:

(1) Contribuir para o conhecimento aprofundado das Perturbações Alimentares e do Comportamento Alimentar, no que diz respeito à sua etiologia, classificação, diagnóstico e caracterização clínica;

(2) Dar a conhecer uma leitura cognitivo-comportamental destas perturbações;

(3) Desenvolver competências de avaliação, diagnóstico, de conceptualização de casos clínicos e de delineação de estratégias de intervenção clínica nestas perturbações.

 

No plano de competências teóricas:

1. Conhecimento dos quadros clínicos de Perturbações do Comportamento Alimentar;

2. Promover a reflexão sobre questões associadas ao diagnóstico;

3. Conhecimento dos Modelos Cognitivo-Comportamentais para a compreensão e intervenção;

4. Conhecimento de novas abordagens baseadas nos Modelos de 3ª Geração;

 

No plano de competências práticas:

Desenvolvimento e treino de competências de avaliação clínica, de formulação cognitivo-comportamental e de intervenção terapêutica.

Estágio(s)

Não

Programa

As Perturbações Alimentares e do Comportamento Alimentar:

1. Classificação e diagnóstico de acordo com a abordagem do DSM-5 e a abordagem transdiagnóstica;

2. Características clínicas e psicopatológicas;

3. Epidemiologia: A incidência e a prevalência da anorexia nervosa, bulimia e perturbação de ingestão alimentar compulsiva e de outras perturbações alimentares;

4. Avaliação clínica dos distúrbios associados à imagem corporal e ao comportamento alimentar: Metodologia e adequabilidade dos diferentes métodos de avaliação.

5. Modelo Cognitivo-Comportamental: Fatores etiológicos e de desenvolvimento (predisponentes, precipitantes e de manutenção da perturbação);

6. Programas de Intervenção Cognitivo-Comportamental;

7. A conceptualização das perturbações do comportamento alimentar baseada no modelo evolucionário e na Teoria das Mentalidades Sociais;

8. Novas intervenções terapêuticas baseadas nos modelos de 3ª geração para a psicopatologia alimentar: Princípios terapêuticos e programas.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Rute Carlos Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Dois testes escritos sobre os conteúdos teóricos e práticos a realizar na sala de aula; Nota Final = 1º avaliação (7.5 valores/37.5%) + 2ª avaliação (12.5 valores/ 62.5%): 100.0%

Bibliografia

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Stice, E.(2002). Risk and maintenance factors for eating pathology: A meta-analytic review. Psychological Bulletin, 128, 825-848. doi:10.1037//0033-2909.128.